Mostra de Ivald Granato recebe registros de sua última performance.

Até 4 de setembro.

Fotos: Maurício Fonteles e Wallace Lino. Divulgação.
Fotos: Maurício Fonteles e Wallace Lino. Divulgação.

A exposição Ivald Granato – Registro – Arte Performance está em exibição na Caixa Cultural até 4 de setembro. Trata-se de uma rara oportunidade de conhecer o acervo pessoal do artista falecido recentemente, no último 3 de julho, aos 66 anos.

Granato foi pioneiro na arte performance brasileira, e desenvolveu uma extensa e inquieta obra. Sua última e derradeira performance aconteceu na noite de abertura da exposição e seu registro será disponibilizado ao público da Caixa Cultural a partir desta semana.

A exposição apresenta um registro minucioso de sua atuação como performer, com 130 obras, entre pastas-objeto, fotos originais, cartazes da época, roupas e assessórios usados nas apresentações, ampliações fotográficas, livros, textos, estudos e vídeos originais de época. Colecionados pelo artista, esses registros são de grande valor histórico, uma vez que a performance é uma manifestação artística pouco documentada. Eles revelam ao público uma atuação marcada pela ironia, humor e forte crítica ao mercado de arte, com declarou um dos cartazes exibidos no happening “Mitos Vadios”, realizado em São Paulo, em 1978: “O Mercado de Arte é o Preservativo da Criação”.

Em sua última performance, sem deixar o humor a extravagância de lado, Granato desfilou pela Galeria Principal da Caixa Cultural Brasília, em meio ao público, vestido de capa e acompanhado de uma moça que jogava bolinhas de gude por onde ele passava, em uma releitura de sua famosa performance Ceisquer, de 1984.

Performance_Granato_Foto Mauricio Fonteles e Wallace Lino_01
Serviço: Exposição Ivald Granato – Registro – Arte Performance
Local: Galeria Principal da Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Visitação: Até 4 de setembro
De terça a domingo, das 9 às 21 horas
Classificação indicativa: 14 anos.
Informações: (61) 3206-9448 e 3206-9449.