O xilogravurista J. Borges comemora 80 anos com mostra na Caixa Cultural.

De 30 de maio a 22 de julho.

Fotos: Afonso Oliveira.

A Galeria Principal da Caixa Cultural apresenta a mostra go J. Borges 80 anos de 30 de maio a 22 de julho com entrada franca. O mestre xilogravurista e cordelista J. Borges é um dos mais expressivos artistas populares do Brasil. Sua arte se perpetua na memória coletiva a essência do cotidiano nordestino.

A exposição traz uma coletânea de 30 xilogravuras e suas matrizes, sendo 10 inéditas, com temas que retratam a trajetória de vida do artista que foi considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o melhor gravador popular do Brasil.

São obras que retratam diversas fases da história do artista com os temas ‘No Tempo da Minha Infância’, ‘Na Minha Adolescência’, ‘Vendendo Bolas Dançando e Bebendo’, ‘Serviços do Campo’, ‘Cantando Cordel’, ‘Plantio de Algodão’, ‘A vida na Mata’, ‘Plantio e Corte de Cana’, ‘Forró Nordestino’, ‘Viagens a Trabalho e Negócios’. “Estou muito alegre com essa exposição sobre os meus 80 anos. E Brasília é um lugar que gosto muito. Eu ainda quero viver bastante. O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. É aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto”, afirma J. Borges.

Com curadoria de José Carlos Viana e Marcelle Farias, a exposição reserva um lugar especial para a poesia popular com um espaço dedicado à literatura de cordel. Cordelista há mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, acontecimentos políticos, fatos lendários, folclóricos e pitorescos da vida. A mostra trará ainda obras assinadas por J. Miguel e Manassés Borges, filhos e aprendizes do artista além da exibição de uma cinebriografia sobre vida e obra do artista assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

J. Borges.

Serviço: Exposição: J. Borges 80 anos
Local: Galeria Principal da Caixa Cultural (SBS Quadra 4, Lotes 3/4, Edifício Anexo da Matriz)
Visitação: De 30 de maio a 22 de julho
Horário: Terça a domingo, das 9 às 21 horas
Classificação Indicativa: Livre
Informações: (61) 3206-9448
Entrada franca.