Exposição apresenta a história dos Jogos Olímpicos.

medalhas
Fotos: Daniel Oliveira. Divulgação.
Cerca de trezenta peças que marcaram a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna estão em exibição no Museu Nacional da República, de 2 de abril e 11 de maio. O acervo reúne peças pertencentes ao Museu Olímpico de Lausanne, COB, Confederações Brasileiras Olímpicas e atletas. A mostra “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte” foi organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e funciona como aquecimento para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Como sede da próxima edição, temos a responsabilidade de contribuir para o processo de educação olímpica do povo brasileiro, que vai muito além de conhecer as regras das 28 modalidades que compõem o programa do maior evento esportivo do mundo”, destaca o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Réplica de cesto de péssegos, usada na invenção do basquete, em 1891 e tenis criado pela Nike para Michael Jordan, em 1992. Exposicao Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte

A exposição é dividida em nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura. A mostra terá também 36 peças marcantes da Coca-Cola, mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos – desde 1928 – incluídas na seção “Memorabília”, como itens de colecionador, como o cartaz em que o corredor Jesse Owens se refresca com uma latinha.

Owens, que era negro, ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos de Berlim, em 1936, e virou lenda por desmentir na prática a doutrina da supremacia ariana em plena Alemanha nazista.Além de conhecer de perto tochas, medalhas e mascotes de diversas edições, os visitantes poderão apreciar objetos raros, como a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin com a proposta de recriação da competição olímpica, datado de 1892. A sapatilha e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos Jogos de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956, o uniforme do tenista suíço Roger Federer, utilizado na conquista de Pequim, em 2008, são outros exemplos de artefatos históricos que estarão disponíveis para o público.

Durante a visita, o público terá a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 – com a Tower Bridge ao fundo –, além de tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (de Moscou, em 1980) e das marcas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. Interações educativas estarão disponíveis em uma sala de cinema, onde também serão exibidos vídeos do acervo do COI. Mascote Misha - Daniel OliveiraEXPOSIÇÃO JOGOS OLIMPICOS: ESPORTE, CULTURA E ARTE EXPOSIÇÃO JOGOS OLIMPICOS: ESPORTE, CULTURA E ARTEServiço: Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Setor Cultural Sul, lote 2, Esplanada dos Ministérios próximo a Rodoviária do Plano Piloto – Zona 0) Data: Entre 2 de abril e 11 de maio. Horário de visitação: De terça-feira a domingo – das 9h às 18:30h Entrada franca.