Maestro Jorge Antunes celebra 70 anos em concerto.

O maestro Jorge Antunes ganha homenagem em concerto com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em celebração aos seus 70 anos e de vida e 50 de atividade profissional. O concerto Jorge Antunes 70 anos acontece hoje (6) às 20 horas na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Um concerto monográfico apresentará um panorama com algumas das mais importantes composições para orquestra de Jorge Antunes, entre elas a famosa Elegia Violeta para Monsenhor Romero, para coro infantojuvenil, duas crianças cantoras solistas, piano obligato e orquestra.

O regente será o próprio maestro Jorge Antunes. No programa também estão a Abertura da Ópera Olga, o poema sinfônico O Massapê Vivo, a premiada obra Poetica, e um concerto para piano, luzes e orquestra intitulado Scryabinia. O piano solo dessa obra será interpretado pela pianista Mariuga Lisbôa Antunes, esposa do compositor.

Poetica foi lançada recentemente em disco da Academia Brasileira de Música, com a Orquestra Sinfonia Cultura sob a regência de Lutero Rodrigues. Esta obra, escrita em 1972 em Paris, foi motivo de grande repercussão quando ganhou o Concurso Nacional de Composição no Rio de Janeiro, empatada com Museu de Inconfidência de Guerra Peixe. A repercussão se deu pelo fato de que o então jovem Antunes tinha sido aluno de Guerra Peixe. O premio ex-aequo foi dividido entre mestre e discípulo.

O concerto para piano, luzes e orquestra, Scryabinia MCMLXXII é também obra de referência histórica, pois foi composta em 1972, celebrando o centenário de Alexander Scryabin. A composição recebeu o Premio Angelicum de Milano naquele mesmo ano, no concurso que teve, integrando o júri, nomes tais como: Gofredo Petrassi, Franco Donatoni, Henry Pousseur, Roland Caen e outros.

No concerto será feito o lançamento do CD e do DVD da ópera OLGA, de Jorge Antunes, publicados pela Editora da Universidade de Brasília. As edições são de luxo, e saem para o mercado graças a um convênio feito pela Universidade de Brasília com o Theatro Municipal de São Paulo e a Secretaria de Cultura de São Paulo.

 

Jorge Antunes. Foto: Daiane de Souza. Divulgação.

O CD e o DVD de OLGA são lançados com qualidade excepcional, com legendas em cinco línguas, graças ao registro feito com 6 câmeras e microfonagem especial (60 microfones), durante a estreia da ópera em outubro de 2006, no Theatro Municipal de São Paulo. Nos papéis principais estão Martha Herr (Olga), Fernando Portari (Prestes) e Homero Velho (Filinto Müller).

ORQUESTRA SINFÔNICA DO TEATRO NACIONAL CLAUDIO SANTORO

Regente: Maestro Jorge Antunes
Solista: pianista Mariuga Lisbôa Antunes
Preparação do Coro Infantojuvenil:
Maestrina Rosilda C. de Noronha-Köhler

Lançamento do CD e do DVD da ópera Olga, pela Editora da Universidade de Brasília

PROGRAMA
(obras de Jorge Antunes)

ABERTURA OLGA, para orquestra

POETICA, para orquestra

O MASSAPÊ VIVO, poema sinfônico

SCRYABINIA MCMLXXII, para piano, luzes e orquestra
Solista: Mariuga Lisbôa Antunes

ELEGIA VIOLETA PARA MONSENHOR ROMERO
para coro infantojuvenil, 2 crianças solistas, piano e orquestraENTRADA FRANCA
Classificação: LIVRE

Serviço: Concerto Jorge Antunes 70 anos

(homenagem a Jorge Antunes: 70 anos de vida e 50 anos de carreira de compositor)

Data: 6 de novembro de 2012 (terça) às 20 horas

Local: Sala Villa-Lobos (Teatro Nacional Cláudio Santoro).

Entrada Franca.