José Roberto Bassul apresenta duas séries de imagens inéditas na Referência.

Até 11 de abril.

Divulgação.

O premiado fotógrafo José Roberto Bassul abre a mostra Sobre quase nada na Referência Galeria de Arte neste sábado (7 de março), a partir das 17 horas. São duas séries inéditas que reúnem 36 imagens com curadoria de Marília Panitz: “Poéticas mínimas” e “Quase nada”. De fragmentos de edificações modernas e pós-modernas surgem quase abstrações.

Ao abordar a arquitetura de forma crítica e reflexiva, o artista procura desenhar pensamentos, projetar desejos, construir espaços para a imaginação. Bassul afirma que fotografa a arquitetura na tentativa de desenhar pensamentos, de projetar desejos, de construir espaços para a imaginação. “Poéticas mínimas” apresenta um recorte operado pelo artista quando olha a arquitetura modernista que define a cidade onde vive. Já “Quase nada” traz um mergulho (para o alto) na arquitetura pós-moderna das grandes superfícies espelhadas, que apreende com seu olhar de viajante.

“No espaço expositivo, as obras parecem criar duas possibilidades aparentemente opostas de abordagem: uma que pressupõe deixar-se penetrar pela quase invisibilidade de cada imagem, absorvidos que somos por sua discreta veemência; e outra, oferecida pela visão do conjunto, forma incidentalmente uma espécie de escrita pictográfica, que transforma a (quase) abstração da imagem em um (quase) tratado sobre o exercício de (re)ver a mesma paisagem urbana como descrição inusitada daquilo que, de tão visto, torna-se invisível aos nossos olhos”, afirma Marília Panitz.

Sobre quase nada – Fotografia de José Roberto Bassul
Abertura: 7 de março (sábado) às 17 horas
Visitação: Até 11 de abril. De segunda a sexta, das 10h às 19h e sábado, das 10h às 15h
Referência Galeria de Arte (CLN 202 – Bloco B – Loja 11 – Subsolo)
Entrada franca
Classificação: Livre
Informações: (61) 3963-3501.