O projeto “Kafka na Estrada – Um projeto de viagem”, do Teatro da Vertigem, promove diversas ações no Cena Contemporânea 2016.

Até 2 de setembro.

Fotos: Flávio Morbach Portella. Divulgação.
Fotos: Flávio Morbach Portella. Divulgação.

A programação do Festival Cena Contemporânea já agita Brasília até 4 de setembro. Um dos destaques fica por conta do projeto Kafka na Estrada – Um projeto de viagem, do Teatro da Vertigem, que já passou por Manaus e chega a Brasília para temporada inédita. O projeto conta com a apresentação da peça O Filho, mostra de filmes, roda de conversa com os diretores da companhia.

A peça “O Filho” fica em cartaz em curta temporada, de 30 de agosto a 4 de setembro, as apresentações acontecem no Galpão Marc Systems, em Taguatinga. É a segunda montagem do grupo baseada na obra de um dos mais importantes escritores da literatura mundial, Franz Kafka (1883-1924). A peça é inspirada em Carta ao Pai, um dos textos mais emblemáticos do escritor. A carta foi endereçada ao pai e nunca enviada e revela a relação conflituosa entre os dois.

O Filho Teatro da Vertigem Foto Flavio Morbach Portella
Na encenação, o corrosivo acúmulo de raiva e frustração é expandido quando o filho também se torna pai. Ao constatar e descrever as situações vividas para si, ele tenta aprender, entre outras coisas, o que é ser um homem. A montagem tem direção de Eliana Monteiro, dramaturgia de Alexandre Dal Farra e elenco composto por Edison Simão, Mawusi Tulani, Paula Klein, Rafael de Bona e Sergio Pardal.

A peça explora as relações familiares construídas na contemporaneidade e quão frágeis são seus vínculos, investigando as estruturas essenciais do homem e sua busca de sentido. Realiza um exame crítico do núcleo familiar e dos comportamentos sociais atuais a partir da atualização do campo dos afetos explorado na obra literária. Um dos destaques é o cenário do espetáculo criado por Marisa Bentivegna que instaura um clima sombrio, com dezenas de objetos domésticos empilhados caoticamente, dentro do qual o público se acomoda e os atores transitam.

O público ainda terá a oportunidade de conhecer ou rever as peças de maior destaque do grupo em uma mostra de filmes que acontece de 25 a 28 de agosto, no Auditório do Museu Nacional. As sessões são gratuitas e acontecem às 19 horas de cada dia. No último dia da mostra, os diretores da companhia participam de uma roda de conversa que encerra a programação de filmes, às 20h.

FOTO 04
Serviço: Mostra de Filmes – Teatro da Vertigem
Data: De 25 a 28 de agosto (de quinta a domingo)
Local: Auditório do Museu Nacional (SCTS 2 – SHCS)
Entrada franca, sem retirada de ingressos
Classificação indicativa: 16 anos.

Programação:

25.08 | quinta | 19h – O Paraíso Perdido e O Livro de Jó

26.08 | sexta | 19h – Apocalipse 1,11

27.08 | sábado | 19h – Kastelo

28.08 | domingo | 19h – A Última Palavra é a Penúltima 2.0 – seguido de roda de conversa com os diretores do Teatro da Vertigem – 20 h

Temporada “O Filho”
Datas: 30 de agosto a 2 de setembro, terça a sexta, às 20h | 3 e 4 de setembro, sábado e domingo, às 17h e 20h
Local: Galpão Marc System – Taguatinga (CSG 10, s/n – Lote 15)
Contato: (61) 3356-1138
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada), à venda em www.eventim.com.br – Central de Ingressos – Brasília Shopping e por telefone 4003-6860
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 18 anos.