Música indiana na série “Solo Música” na Caixa Cultural.

Fotos: Heiner Grieder. Divulgação.
Fotos: Heiner Grieder. Divulgação.

A série Solo Música ganha sua segunda atração na Caixa Cultural no dia 15 de junho (segunda). Ken Zuckerman é referência na música indiana em todo mundo, ele mostrará na série a sua devoção a essa música antiga oriental e ao sarod, instrumento de 25 cordas, que possui um som profundo, diferente da cítara. O programa traz ragas escolhidas por Zuckerman à inspiração do momento, como é tradicional na cultura indiana.

Uma das músicas mais desenvolvidas no mundo, a clássica indiana traz a improvisação como um dos seus elementos estruturais. Ela possui um sistema de padrões melódicos chamados ragas e de padrões rítmicos chamados talas. ”Seguindo a tradição, o músico não realiza um programa conjunto, mas sim, desempenha diferentes ragas como que inspirados no momento. A escolha de raga não é geralmente uma questão de capricho: de acordo com antigas tradições filosóficas, alguns ragas são considerados adequados para horários específicos, estações do ano, e até mesmo estados de espírito”, explica Zuckerman. Segundo ele, “embora existam sistemas de notação, a tradição é, em grande parte, oral, transmitida por cada mestre para os alunos. Performances são apreciadas pelo público como improvisações de jazz”.

Fortemente assimilado pela cultura indiana, o sarod tem origem persa e é uma transformação do rabab afegão. Em persa, sarod significa “som bonito” ou “melodia”. O rebab afegão teria sido levado à Índia em meados do século XVII por Mohammad Hashmi Khan Bangash, que era músico e comerciante de cavalos. O rebab tornou-se sarod pelas mãos de um dos seus netos, Ghulan Khan Bangash, trazendo o instrumento 18 ou 19 cordas. Este modelo tradicional foi aperfeiçoado no final do século XIX por Allauddin Khan (1862-1972) e seu irmão Ustad Ayet Ali Khan (1884-1967), que deixaram o instrumento mais longo e com 25 cordas. Allauddin foi músico célebre e professor importante na Índia, tendo entre seus alunos o citarista Ravi Shankar (1920-2012).

Outro aluno foi seu filho Ustad Ali Akbar Khan (1922-2009). Ali Akbar criou sua escola de música em Calcutá, em 1956 e teve importância vital na divulgação do sarod no Ocidente, como instrumentista e educador. Em 1967 criou o Ali Akbar College of Music em San Rafael, Califórnia. Em 1985 fundou a sede do AACM em Basel, Suíça, tendo como colaboradores o tablista e maestro Pandit Swapan Chaudhuri e um dos seus principais alunos Ken Zuckerman. A direção do AACM caberia à Zuckerman, função que exerceu por 27 anos.

Ken Zuckerman é internacionalmente reconhecido como um dos principais virtuoses de sarod da atualidade. Por três décadas, foi orientado sob a rigorosa disciplina do lendário mestre de sarod da Índia, Ustad Ali Akbar Khan, até o falecimento do mestre em junho de 2009. Ele também se apresentou com o Maestro Khan em inúmeros concertos na Europa, Índia e Estados Unidos.

Além de executar a música clássica indiana com alguns dos melhores virtuoses de tabla da Índia, como Swapan Chaudhuri, Zakir Hussain e Anindo Chatterjee, Ken realizou inúmeros projetos culturais “crossover”. Esses incluem o CD “Diáspora Sefardi”, com Jordi Savall e Hesperion XXI; “Índia Meets Pérsia”, com o virtuoso de Tar Hossein Alizadeh; “Modal Tapestry I & II”, que traz composições de Zuckerman para um ensemble de 14 músicos de diversas tradições. Outro projeto é com o cantor de música medieval Dominique Vellard, com os CDs “Meeting Two Worlds Modal Music” e “Indian Ragas & Medieval Song”, este nomeado CD “Top of the World” pela Songlines Magazine.

Nos últimos anos, Ken também fez contribuições significativas para o desenvolvimento de instrumentos tradicionais da Índia. Entre as inovações estão ressonadores de madeira, que têm aumentado o volume e a qualidade tonal do sarod e o “Shanti”, o primeiro dispositivo do mundo que reproduz automaticamente um tampura acústico. Além de sua extensa agenda de shows, é professor no Conservatório de Música de Basel e do Ali Akbar College of Music.
Ken Zuckerman (Foto 3 de Heiner Grieder)
Serviço: Série Solo Música – Ken Zuckerman
Data: 15 de junho (segunda) às 20 horas
Local: Teatro da Caixa (SBS quadra 04- lotes ¾)
Ingressos: R$ 10,00 (a inteira)
Informações: (61) 3206-6456 / 3206-9448
Classificação indicativa: 12 anos.