O artista belga Kristof Degrauwe apresenta a mostra “O Corpo Tântrico”.

De 6 de maio a 17 de junho.

Divulgação.
Divulgação.

A mostra O Corpo Tântrico, de Kristof Degrauwe, está em exibição na galeria A Casa da Luz Vermelha de 6 de maio à 17 de junho. Na exposição, Kristof Degrauwe traduz o conceito dos “10 corpos” no Kundalini Yoga, em uma série de 16 fotografias que trazem consigo uma perspectiva física e energética diante da imensidão do cosmos.

No Kundalini Yoga, fala-se muito sobre o corpo físico, sobre a mente (positivo, negativo e neutro) e também de corpos energéticos, como a aura, a linha de arca, o corpo prânico, o radiante, o subtil e a alma. Estes aspectos são exibidos por meio de referências na história da arte, como o estilo do pintor Caravaggio, no pictorialismo de Pierre & Gilles, o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci, entre outros.

Kristof Degrauwe BLACKSTAR
Expandindo o conceito dos “10 corpos”, Degrauwe também introduz “O Corpo Xamânico”, imaginando Álvaro Tukano – um dos pioneiros do movimento indígena – durante uma cerimonia, entre outros elementos como o ciclo universal de nascimento e morte em “Nascimento de Uma Estrela”, “Estrela Negra” e a “Mente Subconsciente”.

Outro aspecto representado são as imagens (e sons) de aglomerado de estrelas e galáxias. Disponíveis no banco de imagens da agência especial americana e acessíveis pela internet, que colocadas em perspectiva com os corpos representados, revelam ao mesmo tempo a insignificância humana a partir de um cosmos infinito e a presença do universo em nós!

IDL TIFF file
Serviço: O Corpo Tântrico – Mostra fotográfica de Kristof Degrauwe com curadoria de Marco Antônio Vieira
Inauguração: 5 de maio
Visitação: De 6 de maio a 17 de junho
De segunda a sexta, das 10h às 19h
Domingos, das 12h às 16h
Local: A Casa da Luz Vermelha (Clube ASBAC – SCES Trecho 2, Conjunto 31)
Telefone: (61) 3878-9100.