Exposição “Kuarup – a última viagem de Orlando Villas Bôas” na Caixa Cultural.

Divulgação.

A Caixa Cultural Brasília apresenta de 17 de setembro a 17 de outubro de 2010, no Átrio dos Vitrais (térreo do edifício-sede da Caixa Econômica Federal), a exposição “Kuarup – a última viagem de Orlando Villas Bôas”, por meio da qual parte da sabedoria e experiência adquirida pelo sertanista será transmitida ao visitante. A abertura para imprensa e convidados será na quinta-feira (16). Depois a mostra segue para Salvador.

Com curadoria de Denise Carvalho, Gilberto Maringoni e Noel Villas Bôas, a mostra reúne 40 fotografias, mapas, textos explicativos e utensílios pessoais do sertanista Orlando Villas Boas, que revelam a cultura indígena do Alto-Xingu. Contrariando concepções equivocadas, Orlando e seus irmãos, Cláudio e Leonardo Villas Bôas, identificaram uma sociedade equilibrada, estável, erguida sobre sólidos princípios morais, em que o comportamento ético era a sustentação de uma organização tribal harmônica.

Na exposição, o visitante é convidado a desbravar os costumes e, sobretudo, a maneira pela qual os índios encaram a morte. Isso acontece por meio do olhar sensível de Renato Soares, que captou uma série de fotos do ritual de homenagem aos mortos ilustres indígenas, o Kuarup, feito especialmente para Orlando em 2003.

Entre os objetos dos Villas Bôas apresentados na exposição, estarão duas obras do pintor Poty Lazzarotto e uma aquarela do artista plástico Carybé, ambos muito amigos de Orlando. Também será exibido um vídeo que traz uma entrevista com Orlando Villas Bôas preparada pela fotógrafa Maureen Bisilliat.

A importância de Orlando e seus irmãos no contato do homem “branco” com os indígenas é inegável. Eles tiveram papel fundamental na implantação de políticas de proteção à saúde e cultura locais. Tal luta pelos direitos indígenas a uma cultura própria representou uma verdadeira ruptura intelectual e política e, acima de tudo, o reconhecimento das comunidades indígenas envolvidas.

Por esses motivos, o Kuarup feito em homenagem a Orlando foi a maior honraria que um caraíba (homem branco) poderia receber. Mais de dois mil índios vindos de diversas regiões se concentraram na aldeia Yawalapiti para celebrar o que eles mesmos consideraram o maior Kuarup já realizado na região. Com a mostra, os habitantes das grandes cidades se aproximarão da relevância e força dessa cerimônia.

Divulgação.

Renato Soares – É fotógrafo e documentarista da arte e da cultura brasileira. Desde 1986 percorre o território nacional, registrando a diversidade biológica de plantas e animais e documentando ritos e costumes da cultura popular. Seu foco principal tem sido as nações indígenas do Norte e do Centro-Oeste do Brasil . Com vários livros publicados, é também colaborador das revistas Scientific American e National Geographic.

Serviço:Exposição “Kuarup – a última viagem de Orlando Villas Bôas”

Local: CAIXA Cultural Brasília – Átrio dos Vitrais (edifício Matriz da CAIXA)
Abertura para convidados e imprensa: 16 de setembro, às 19h
Visitação: de 17 de setembro a 17 de outubro de 2010
Horários de visitação: diariamente, das 9h às 21h
Endereço: SBS Qd. 4 lote 3/4, térreo do edifício Matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448
Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9892 (de terça-feira a sexta-feira, de 09h às 16h)
Classificação etária: livre
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais