CCBB recebe o primeiro Encontro de Teatro Lambe-Lambe com entrada franca.

28 e 29 de abril.

Sonho de Leitura. Foto: Marcos Victor.

O teatro em miniatura provoca fascínio em crianças de todas as idades, prova disto é a realização Encontro de Teatro Lambe-Lambe no CCBB nos dias 28 e 29 de abril, com entrada franca. O hall da Galeria 3 é ocupado por vinte e dois espetáculos de miniatura, sendo dezoito nacionais e quatro internacionais, quatro shows de pequeno porte, quatro intervenções artísticas e uma exposição de retratos de Lambe-Lambe, além da realização de oficinas com intuito de formar novos caixeiros.

Milongas. Foto: Roxi.

O Teatro Lambe-Lambe também conhecido como o menor teatro do mundo possui este nome, pois sua forma de apresentação se assemelha aos antigos fotógrafos lambe lambes que ocupavam as praças brasileiras nas décadas de 40, 50 e 60. Essa linguagem de teatro de bonecos, consiste em peças de curta duração apresentadas dentro de uma pequena caixa cênica. Dentro destas caixas são encenadas pequenas histórias com a presença de pequenos bonecos e/ou objetos animados. Em sua maioria, os espetáculos podem ser vistos por um espectador por vez, porém tal formato pode variar de acordo com a proposta de cada grupo ou bonequeiro.

O festival contará com a presença de Denise dos Santos, considerada uma das criadoras desta Linguagem Teatral no Brasil. Também chamado de teatro de caixa, miniteatro e caixa mágica, entre outros nomes- surgiu no Brasil, em 1989, e se espalhou por países como México, Argentina, Chile e França. As máquinas fotográficas antigas serviram de inspiração para que ela e Ismine Lima, tivessem a ideia de colocar um pequeno espetáculo dentro de uma caixa, que seria assistido por uma única pessoa de cada vez. Assim surgiu o primeiro espetáculo de Teatro Lambe-Lambe, A Dança do Parto, presente na programação do Encontro em Brasília.

O Gárgula e a Libélula. Foto : Lula Lopes.

Programação:

ESPETÁCULOS – 28 e 29 de abril (sábado e domingo), das 15 às 20 horas

ESPÍRITU SUBMARINO – Escuela Teatro de Muñecos de Santiago (Chile)

O fundo do mar é um lugar cheio de vida e mistérios que impulsiona os humanos a mergulhar em suas águas escuras sem saber quais perigos se escondem ali. Um convite para todos mergulharem na aventura do teatro de miniaturas.
Criação e manipulação: Tania Corvalán

POR UN PUÑADO DE TUERCAS – Teatro Corre Que Te Pillo –(Chile)

Um mundo mágico de objetos e ferramentas, ganha vida em duelo com estilo de faroeste. A tensão e o magnetismo dos dois lados cm um herói e um vilão. “Por um punhado de porcas e parafusos” é uma homenagem ao oeste Italiano, aos filmes também conhecidos como spaghetti western.
Criação e manipulação: Cristián Palacios

MILONGAS – El Alma En Un Hilo (Argentina)

No pátio, uma tarde igual a tantas outras. Os pássaros, os vizinhos, o mate e a Arte. Ao som de uma milonga vem a vida, as pessoas, as memórias, o amor e o presente … sempre o presente.
Criação e manipulação: Rosana Lopez (Roxí)

CIRCO EM MINIATURA, EL CIRCO MÁS PEQUEÑO DEL MUNDO – Umami Teatro (Argentina)

Parem e vejam o menor circo do mundo! Apresentamos o número do intrépido Khalim Al Fatah, o encantador de serpentes e uma serpente com um exótico gosto musical.
Criação e manipulação: Leonardo Javier Olivieri

LEMBRANÇAS – Cia. Cênica Espiral (SC)

É uma das quatro caixas que compõem o projeto “Patativa do Lambe-lambe: um breve passeio por um longo passado”. Inspirada na obra do artista Patativa do Assaré esta caixa apresenta ao espectador pequenos recortes sobre a imensidão que é a vida no sertão.
Criação, manipulação e cenografia: Juliano Valffí

O ENCONTRO – Cia Teatral Fantoccini (SP)
Um mundo em miniatura que se agiganta diante dos olhos do público, que levará as lembranças de um inesperado encontro, emocionante e inesquecível.
Ator manipulador: Renan Eichel

A DANÇA DO PARTO – Teatro Lambe-Lambe da Bahia (BA)

Primeira criação dentro da Caixa do Lambe-Lambe desde 1989, um jogo cênico entre atriz animadora, boneco e público. É um ato poético onde o silêncio revela a emoção da vida.
Manipuladora: Denise dos Santos

UNIVERSO SEMENTE – Cia. Yohanna Marie (BA)

Um pequeno rolo de linha é descoberto por mãos ansiosas, e a partir dele um mundo de seres fantásticos é criado. Universo-semente, se apropria da ideia de que “das coisas nascem coisas”, para falar sobre imaginação, cuidado e harmonização entre os elementos que compõem o universo.
Concepção, montagem e manipulação: Yohanna Marie

O FAQUIR – Pequeninus Grupo de Arte (SC)

Com estética da performance e intervenção de rua, surge um vendedor ambulante que oferece ao público diversos produtos mirabolantes, cada produto com benefícios fantásticos. Entre esses produtos o vendedor oferece uma história, um pequeno conto vindo direto do oriente, um conto indiano que é tão raro, mas tão secreto, que só pode ser assistido, por uma pessoa de cada vez.
Manipulação: Alex Nascimento

FESTA NO MAR – Cia. Gente Falante (RS)

Inspirado na tradicional Festa de Yemanjá, no mês de fevereiro, o povo que descende daqueles que participavam do antigo culto à senhora do mar, os que ficaram sabendo da lenda do aprisionamento da Sereia e até os que não sabiam muito bem do fato, lançam ao mar presentes para Yemanjá.
Ator manipulador: Eduardo Custódio

VOLTE! – Cia. Gente Falante (RS)

Uma volta ao passado, à nossa infância e os prazeres da brincadeira que talvez tenhamos deixado para trás revelados por um brinquedo esquecido. É uma pequena poesia visual para relembrar que apesar das responsabilidades, da rapidez e objetividade do mundo cotidiano, temos que manter o lúdico permeando nossos afazeres para resgatarmos sempre novas cores e delicadeza.
Manipulação e Bonecos: Paulo Martins Fontes

SONHO DE LEITURA – Cia Hermes Perdigão (MG)

À noite antes de dormir, Victor está em sua cama lendo um livro de estórias. Seu quarto então recebe visitas inesperadas, seria um sonho?
Criação e manipulação: Hermes Perdigão

ISTO NÃO É UMA CAIXA – Grupo Girino (MG)

O espetáculo apresenta o universo poético e conceitual do pintor belga René Magritte. Na narrativa, um homem terá que resolver enigmas e descobrir o conteúdo de estranhas caixas mágicas. Trata-se de uma viagem pelas imagens metafóricas do realismo fantástico do artista onde figuras simbólicas adquirem uma atmosfera mágica e misteriosa.
Criação, dramaturgia, direção de arte: Tiago Almeida

PASTRANA – Cia. de Teatro Nu Escuro (GO)

Entre as pequenas quatro paredes desta pequena caixa apresentamos a personagem Julia Pastrana, uma artista mexicana do século XIX que é conhecida por sua história fantástica e cruel.
Atriz manipuladora: Izabela Nascente

SOPRO – Coletivo de Animadores de Caixas (PA)

Uma história que veio de algum lugar, recolhida das andanças do João do Papel, personagem simpático e gentil, inspirado nas falas do Bispo do Rosário, Profeta Gentileza e Poeta Juraci Siqueira.
Concepção, Atuação e Manipulação: Anibal Pacha

NA VOZ DE JOSEFINA – Cia. Mamacadela (DF)

Josefina é filha da caixa com seu construtor e brincante, durante sua gestação lá em Taguatinga, sofreu varias mutações e modificações, pois a moldagem não era brincadeira, um corte aqui outro lá. Ela foi surgindo ao som de um canto muito doce e romântico, que deu a ela através do tempo essa identidade peculiar, ao se transformar na Dama de Vermelho.
Criação e Manipulação: Geraldo Toledo

ENSAIO GERAL – Excêntrica Família Firulas/Firulas Mínimas (DF)

Ás véspera da estreia um maestro e duas intérpretes ensaiam sua mais nova ópera. Entre ritmos e opiniões pessoais eles vão descobrir que nem tudo é o que parece.
Manipulação e dramaturgia: Kika de Moraes

UM PRESENTE PRA TODO DIA – Sissy Favery (DF)

“O rosto é o espelho da alma”
Idealização e manipulação: Sissy Favery

GÁRGULA E A LIBÉLULA – Seres Mínimos (DF)

Em um ambiente reconstruindo um castelo, um lago e um gárgula guarda um castelo encantado, nele tudo é frio e escuro, certo dia no lago do castelo uma cintilante libélula vem passear. O gárgula é despertado de seu sonho de dor e conhece o encantamento do amor no primeiro momento que vê tão cintilante, leve e amorosa criatura a voar.
Encenação e manipulação: Débora Aquino

A MENSAGEM- As Caixeiras Cia. de Bonecas (DF)

Inspirada em um conto de Eduardo Galeano, a Mensagem é uma caixa interativa onde o espectador é convidado a participar da encenação após receber um convite da cigana.
Idealização e manipulação: Mariana Baeta

ATAQUE DE NERVOS – As Caixeiras Cia. de Bonecas (DF)

Uma mulher irrita-se com as coisas mais simples da vida, saindo de si, afastando-se de seu interior, tendo um verdadeiro ataque de nervos! Por meio da delicadeza e da simplicidade ela encontra a alegria de viver.
Criação e manipulação: Jirlene Pascoal

PRISCILA, A PERERECA – As Caixeiras Cia. de Bonecas (DF)

Priscila, a perereca, conta a história de uma perereca que encontra um belo desconhecido que lhe pede para transforma-se em uma princesa. Nesse encontro Priscila mostra ao desconhecido que os contos de princesas e sapos nem sempre tem um final feliz.
Idealização e manipulação: Amara Hurtado

EXPOSIÇÃO DE RETRATOS LAMBE-LAMBE – 28 e 29 de abril (sábado e domingo), das 15 às 20 horas

Exposição de retratos feitos em câmeras de lambe-lambe vindos da pesquisa da fotógrafa paulistana Cassia Xavier. Serão expostas 10 ampliações de retratos feitos com a câmera e 10 retratos originais de época.

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS – 28 e 29 de abril (sábado e domingo), das 15 às 20 horas

Pipocando Poesia – Intervenção poética que troca saquinhos de pipoca por versos e poemas, Marionetes Gui com o marionetista Guilherme Álvares, Mimicando na Praça com Abder Paz e performances com Maria e Mandioca Frita.

SHOWS

28/04 (sábado)

17h – Chico de Assis e João Santana
19h – Dona Gracinha da Sanfona

29/04 (domingo)

17h – Mambembrincantes
19h – Ventoinha de Canudo

Priscila a Perereca. Foto: Amara Hurtado.

Serviço: Encontro de Teatro Lambe-Lambe
Data: 28 e 29 de abril
Local: Galeria 3 (CCBB – Setor de Clubes Sul – Trecho 2)
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre.