Espetáculo aborda a realidade prisional e a vulnerabilidade das periferias brasileiras.

De 24 a 29 de outubro.

Fotos Thiago Sabino.

O espetáculo Liberdade Assistida ganha temporada de estreia nos dias 24 e 29 de outubro, no Espaço Cena (205 Norte). O monólogo encenado pela atriz Marta Carvalho foi um dos vencedores da categoria Artes Cênicas do 4º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras. Trata-se de uma realização da Fundação Palmares e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON).

Inspirado em depoimentos, cartas e entrevistas de mulheres presas ou que passaram pela prisão em diferentes cidades do país; e em pesquisas acadêmicas, livros e poesias, o espetáculo se desenvolve a partir de cinco espaços físico-emocionais, revelando como a realidade prisional pode se confundir com a vulnerabilidade das periferias brasileiras.

“Como diretor, eu estou interessado nas particularidades do corpo e da mente do intérprete para ir ao encontro do desenrolar da encenação. O processo de criação de ‘Liberdade Assistida’ está focado na busca de um corpo poético construído com ferramentas que possibilitem as expressões dos diferentes estados que a atriz precisa para revelar as histórias das personagens. A dramaturgia que eu proponho está centrada neste corpo, um corpo vivo, poroso, pulsante”, explica o diretor Edson Beserra.

Para Marta Carvalho, o monólogo também propõe um debate sobre a marginalização da integridade física, moral e psíquica das mulheres negras, tão presente nas prisões e nas periferias brasileiras.

“Liberdade Assistida” – que marca a estreia do trabalho solo no teatro de Marta Carvalho – tem dramaturgia de Ana Flávia Magalhães e trilha sonora de Higo Melo.

Serviço: Espetáculo “Liberdade Assistida”
Data: De 24 a 29 de outubro. De terça a sábado, às 21 horas e domingo, às 20 horas
Local: Espaço Cena (205 Norte, Bloco “C”)
Informações: (61) 3349-3937
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Pontos de venda: Espaço Cena.
Classificação indicativa: 16 anos.