David Gernstein esteve em Brasília para inaugurar a mostra “Lifestyle” no Museu Nacional.

Texto e Fotos de Renato Acha.
David Gernstein. Foto de Renato Acha.

A exposição “LifeStyle” do israelense David Gernstein foi aberta na última quarta (6 de outubro) no Museu Nacional. O israelense retrata a sociedade de consumo e a compulsão pelas compras de uma maneira bem humorada em suas obras, que transitam entre a pintura e a escultura, sob curadoria de Hamutal Katzir-Liv.

Hamutal Katzir-Liv, curadora da mostra. Foto de Renato Acha.

Feitas de aço recortado e pintado, elas adquirem uma aura diferente, de acordo com a iluminação e trazem o movimento implícito em si mesmas, dentro de um contexto que se aproxima muito da pop e op art, mas de uma maneira lúdica e irônica.

Foto de Renato Acha.

O Acha Brasília esteve presente na abertura e registrou os discursos do Embaixador de Israel, Giora Becher e de uma dos mais renomados artistas israelenses, David Gernstein.

Giora Becher frisou o lado colorido de Israel, em detrimento de tantos conflitos:

É a primeira vez que acontece em Brasília uma exposição de um artista importante de Israel, mas não só isto. Há um significado especial porque Israel não é um pais que tinha muito cobertura na mídia internacional e brasileira, mas 99% desta cobertura é sobre conflitos e ataques, de guerra e de outras coisas que não queremos lembrar agora.

Foto de Renato Acha.

Através desta exposição estamos trazendo outra cara, a cara linda do país. É uma demonstração da cara linda do país, uma exposição do sol e da luz presentes em Israel.

Vocês tem aqui uma oportunidade de entender melhor do que significa Israel. Esta é a cara do verdadeiro Israel, por isto estamos muito agradecidos a David Gernstein por trazer esta exposição e estar aqui presente conosco”.

Foto de Renato Acha.

David Gernstein, visivelmente feliz, acentuou o fato de ver tantas obras suas juntas em um só lugar e admitiu ter sido influenciado por Portinari:

Gostaria de agradecer ao Museu por me convidar para expor. É um enorme prazer ver várias de minhas obras juntas, normalmente as vejo individualmente e agora posso vê-las todas juntas em um espaço tão bonito, nesta paredes novas, por assim dizer, então estou muito feliz pela oportunidade.

Foto de Renato Acha.

Quando era mais jovem fui influenciado por um grande artista brasileiro, que é o Cândido Portinari. Eu espero que, nesta mostra, outros artistas brasileiros possam ver a arte israelense e tenham a oportunidade de ir para Israel. Que mais uma vez a gente possa fazer esta troca de experiências”.

Foto de Renato Acha.

Serviço: Exposição Lifestyle

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

Data:  Até 14 de novembro, das 9h às 18h30.

Entrada gratuita.

Informações: 3325-5220.