Lis Marina Oliveira abre mostra individual na Casa Aerada Varjão

De 21 de agosto a 18 de setembro.

Fotos: Nina Ricardo.

A artista visual Lis Marina Oliveira abre a mostra individual “Matéria Expandida” na Casa Aerada Varjão, com visitação gratuita de 21 de agosto a 18 de setembro, nas quintas e sextas, das 17 às 21 horas e sábados e domingos, das 15 às 19 horas. A Casa Aerada Varjão fica na Quadra 01, Conjunto “B”, Casa 06 do Varjão.

“A obra de Lis Marina Oliveira é feita a partir do compromisso com o corpo no tempo e no espaço da percepção. A pesquisa poética se faz a partir do uso de materiais comuns elevados a uma condição especial. Os elementos que constituem as obras se mesclam em contraposições características da arte contemporânea. O cimento se relaciona com o feltro, a performance entra em contato com a fotografia, a obra muda de lugar e nos provoca uma surpresa, a surpresa de estarmos no mundo, envolvidos pelos mistérios da existência. Aqui nesse conjunto de propostas poéticas, a pesquisa artística se expande de acordo com as possibilidades apresentadas pelo material e pela manipulação da artista. A matéria do mundo se empresta a variações.” Conta Carlos Lin, curador da exposição.

“O recorte para essa exposição apresenta alguns conjuntos de pesquisas feitas entre 2013 e 2022. Tem-se a ênfase figurativa na fotografia, reduzida a uma mínima existência luminosa ou a um enredo enodado na performance. Tem-se o compromisso com a tridimensionalidade, concentrado na rudeza da matéria numa ampla série de experimentações formais que nos arremessam na produção de sentidos. A imagem e os elementos visuais são manipulados de diversas maneiras. As formas, ora indicativas do humano, ora reforçadoras da condição de vida, são desdobradas da geometria e da emoção. A vivência pulsa em cada obra. Da luz para o cimento, da figura para o espaço, do detalhe para o tempo, a obra de Lis Marina Oliveira instiga o olhar e o pensar numa ideia conjunta com os objetos artísticos e nos estimula a imaginar um mais além da matéria e da percepção.” Convida Carlos Lin em seu texto curatorial.

Lis Marina Oliveira.

A Casa Aerada Varjão, o novo espaço autônomo de Arte Contemporânea do Distrito Federal, abriu suas portas em novembro de 2021 com uma exposição coletiva com sete artistas consagrados da cidade.

Idealizada pelo casal, Andreza Barbosa, professora de artes da Secretaria de Educação do Distrito Federal, e Miguel Simão, artista plástico e professor de escultura da UnB, a Casa Aerada Varjão propõe-se como um local de convivência, aberto ao público, com atividades relacionadas à produção, pesquisa, ensino, orientação e exposições para toda a região do Distrito Federal.

Miguel Simão, Lis Marina Oliveira e Carlos Lin.

“Matéria Expandida” – Mostra individual de Lis Marina Oliveira
Casa Aerada Varjão (Quadra 01 – Conjunto B – Casa 06 – Varjão)
Abertura: 20 de agosto (sábado) de 17 às 22 horas
Visitação: De 21 de agosto a 18 de setembro. Nas quintas e sextas, das 17 às 21 horas e sábados e domingos, das 15 às 19 horas
Horários especiais previamente combinados via e-mail casaaeradavarjao@gmail.com
Instagram: www.instagram.com/casaaeradavarjao/