Grupo tcheco de teatro de marionetes em temporada no CCBB.

Fotos: Petr Masic.
Fotos: Petr Masic.

O Grupo Lokvar desembarca no CCBB com os espetáculos “João, o Indeciso”, e um clássico da literatura internacional, em “A Pequena Sereia”. São contos de fadas que ganham montagens de um dos grupos mais tradicionais de Praga.O Lokvar dá vida a bonecos nos teatros e em espaços abertos. Serão 25 dias em solo brasileiro, apresentando, além de espetáculos, vivências e oficinas ministradas por eles e acompanhados de atores-manipuladores brasileiros, que passaram 14 dias com o Lokvar, em Praga, através de um programa de intercâmbio a convite do projeto.

O teatro de bonecos é uma das mais antigas formas de expressão artística, originada há cerca de três mil anos. Desde então, os bonecos, marionetes ou fantoches são os principais protagonistas desta arte, que ganham vida e graça através da maestria de seus manipuladores. A associação de movimento e sonoridade, o que encanta e seduz principalmente o público infantil, está sempre ligado ao entorno histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo.
Grupo LokVar de Marionetes - Espetáculo João Indeciso (2)
A reconhecida habilidade dos atores-manipuladores do Lokvar teve escola na Faculdade de Teatro da Academia de Artes Performáticas de Praga (DAMU), instituição que, desde sua fundação, vem fortalecendo a tradição do teatro de animação em Praga. Soma-se ao reconhecimento de suas qualidades, enquanto bonequeiros, serem colaboradores de outros grupos como os Teatros Dejvické, Minor e V Dlouhé.

Em “João, o Indeciso”, a história começa na aconchegante sala da casa do João e termina em uma cerimônia de casamento.

Preguiçoso, será que ele consegue sair, lutar com dragões, bandidos e demônios? Para, afinal, encontrar a noiva certa? Num emaranhado de perguntas e desafios, o público é convidado a ajudá-lo. Baseada em um conto de fadas tradicional, a história apresenta um João, carinhosamente chamado de Joãozinho, que de tolo não tem nada. Porém, as situações pelas quais ele tem que passar são difíceis demais para resolver sozinho. Somente com a ajuda da plateia, ele conseguirá decidir qual o rumo da sua história.

Ficha técnica: Adaptação: Lokvar; Direção: Michaela Homolová; Desenho gráfico: Bára Hubená; Música: Mechanix; e Elenco: Peter Varga e Martin Veliký.
LOKVAR - Malá morská víla
“A Pequena Sereia”, espetáculo de marionetes interativo inspirado na história de Hans Christian Andersen.

A trama tem inicio em um restaurante vazio, onde entra uma jovem, se senta e abre seu livro. Para o garçom, que não tem outros clientes para atender, é um passa tempo bem-vindo num dia lento e sem muito que fazer. A mulher, que veio para ler, não gosta da atenção à qual é dedicada. A insistência e simpatia do garçom a convence e os dois começam a ler juntos o conto “A Pequena Sereia”.

Ambos se encantam pela história, que os transportam à infância. O garçom a apresenta outro conto, sobre saudade, dedicação e amor, com fantoches, e ela o ajuda a encenar.

Aos poucos, todo o restaurante se transforma em cenário para uma fantasia subaquática da pequena sereia – um grande aquário. Durante a brincadeira, o garçom e a jovem se apaixonam, criando assim uma nova história – “A Pequena Sereia e seu Príncipe”.

Ficha técnica: Adaptação: Lokvar; Direção: Michaela Homolová; Desenho gráfico: Barbora Jakůbková; Música: Milan Potoček; e Elenco: Markéta Pellarová Mráziková e Peter Varga.
LOKVAR - Malá morská víla
Os atores brasileiros, que participaram do intercâmbio com o grupo em Praga, desempenharão papeis importantes nas apresentações.

Eles atuarão, ao lado dos integrantes do Lokvar, em todas as sessões, cada um em sua cidade de origem. Além de, em estúdio, terem gravado as falas das personagens de ambos os espetáculos. As vozes: Liz Schrickte, de Belo Horizonte, faz o narrador um e as filhas do ar; Thaísa Violante, do Rio de Janeiro, é a pequena sereia, a irmã da pequena sereia, o golfinho, a bruxa e a princesa; Vitor Amato, de São Paulo, participa como o narrador dois e as filhas do ar; e Vitor Borysow, de Brasília, dá voz ao pai da pequena sereia e ao príncipe.

Após cada uma das sessões, os atores-manipuladores recebem a plateia para uma breve vivência com o teatro de bonecos. Oportunidade para a criançada conhecer os bastidores do teatro. Neste encontro, os integrantes do Lokvar irão mostrar como é feita a manipulação dos bonecos e explicar, brevemente, como eles são construídos.
Grupo Lokvar República Tcheca-Brasil
Serviços: “João, o Indeciso”
Local: Jardim do CCBB Brasília (SCES Trecho 2 – Brasília/DF)
Dias e horários: De 2 a 5 de julho. Quinta e sexta, às 10h e às 15h, e sábado e domingo, às 10h30 e às 15h.
Duração: 50 minutos.
Classificação indicativa: Livre para todas as idades.
Informações: 61 3108-7600.


“A Pequena Sereia”
Local: Teatro I CCBB Brasília (SCES Trecho 2 – Brasília/DF)
Dias e horários: De 3 a 5 de julho. Sexta, às 18h e às 20h, e sábado e domingo, às 18h.
Ingressos: Entrada franca. Senhas serão distribuídas a partir de uma hora antes do início de cada sessão.
Lotação: 327 pessoas.
Duração: 60 minutos.
Classificação indicativa: A partir de 3 anos.
Informações: 61 3108-7600

Oficina “Criação e Manipulação de Bonecos”
Uma aula lúdica e divertida para a criançada. Os integrantes do grupo, acompanhados de monitor, treinado e também bonequeiro, ensinarão para a meninada como manipular os bonecos.