Los Caprichos de Goya.

Divulgação.
Renato Acha

O Instituto Cervantes Brasília apresenta a mostra Los Caprichos de Goya de 5 de maio a 18 de junho, com 80 gravuras de Francisco José de Goya y Lucientes (1746-1828), ou simplesmente Goya, um dos maiores pintores espanhóis.

O artista, considerado um dos fundadores do Impressionismo, influenciou o Surrealismo e o Romantismo Francês. É fácil detectar o porquê neste conjunto de obras que demonstra seu olhar satírico em relação à sociedade e à nobreza espanholas do fim do século XVIII.

Os famosos “caprichos” revelam as fontes de inquietação de Goya, um universo que revela sua superstição em relação às bruxas, a crítica à educação das crianças e à Inquisição em uma atmosfera repleta de seres bizarros, como asnos, bruxas, demônios, duendes e frades em um retrato mordaz de seu tempo.

São obras de uma período em que o artista já se encontrava parcialmente cego devido à uma misteriosa doença que contraiu em 1792. A série dos Caprichos data de 1799 e como resultado de sua debilidade, passou a criar imagens escuras e desprovidas de cores, um certo prenúncio do modernismo, aonde a subjetividade e a criatividade eram seu norte.

Com completa liberdade e sem atender a encomendas, o artista revelou seu humor ácido e livre de encargos. Nada passou despercebido ao seu olhar, pois criticou ferozmente o sistema de valores da sociedade e seu costumes imóveis aliados à opressão da Igreja.

Divulgação.

O Instituto Cervantes oferece ainda o Curso: Goya e a Modernidade com Eduardo Carreira, doutor em História da Arte pela Universidade de Barcelona, entre os dias 16 e 18 de maio das 19:30 as 21:30.

O curso tem como objetivo apresentar um panorama da obra de Francisco de Goya y Lucientes, com atenção especial à série de gravuras Los caprichos, ressaltando o significado moderno que ela apresenta e o contexto histórico no qual o artista viveu.

Conteúdos a serem desenvolvidos durante o curso:

– A Espanha no final do século XVIII: luzes e sombras. A Espanha no começo do século XIX: guerras napoleônicas e Restauração. Biografia de Goya.

– A tradição da pintura espanhola. A evolução artística de Goya. Los caprichos.

– A modernidade da arte de Goya: iconografia, técnica e expressão. O sentido político e moral da obra de Goya.

Serviço: Los Caprichos de Goya

Data: De 5 de maio a 18 de junho

Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 21h / sábados, das 9h às 13h.

Visitas guiadas: Todas as terças-feiras, de 9h às 11h e as quartas-feiras de 15h às 18h. Agende a sua visita na Secretaria do Instituto Cervantes.

Espaço Cultural Instituto Cervantes (707/907 Sul – Bloco D)

Informações – 3242.0603

Entrada franca.

CI – livre

Divulgação.

Serviço 2: Curso Goya e a Modernidade

Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes

Inscrições na Secretaria do Instituto Cervantes. Taxa de inscrição R$ 90,00

Será emitido certificado de participação.