A exposição “Luz de Cuba” apresenta o olhar diferenciado de Lisette Guerra no Museu Nacional.

Divulgação.

Renato Acha

A exposição Luz de Cuba, da fotógrafa Lisette Guerra, com curadoria de Alfredo Aquino, entra em cartaz no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República e apresenta cinquenta imagens que focam em localidades do interior de Cuba e transcendem o lugar comum, sob o olhar sensível de uma fotógrafa que vê o país como um cenário natural para seus cliques.

“Parece que estamos dentro de um filme. O elenco, a produção do cenário, do figurino está todo na nossa frente, é só clicar. Existem belas paisagens na ilha também, onde as pessoas são sensíveis, amigas e alegres, apesar das dificuldades. Gente que gosta de música e de dança. Sempre tive curiosidade em conhecer Cuba. É um lugar que comove pela áurea poética dos casarios antigos, pela nostalgia, pela natureza exuberante, praias paradisíacas e principalmente pela população tão afetuosa e simpática quanto a brasileira.”, destaca Lisette.

A gaúcha de Iraí é formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Faculdade dos Meios de Comunicação (Famecos) – PUCRS e trabalhou para o jornal Zero Hora de Porto Alegre (1980 a 2000), fazendo em seu estúdio trabalhos publicitários, moda, retratos e modelos. Desde o começo da carreira tem a preferência em fotografar pessoas. Realizou diversas exposições individuais e suas fotos já foram exibidas em New York, Buenos Aires, Roma e nas principais capitais brasileiras. É autora dos livros Retrato de Modelo (Jornal Zero Hora e L&PM Editores,1997), que reúne fotos e entrevistas, feitas por Lisette, do glamouroso mundo da moda; Figurino – uma experiência na Televisão, esta obra em parceria com a figurinista carioca Adriana Leite (Editora Paz e Terra), que mostra, através de fotos e textos, a feitura do figurino de televisão, desde sua criação e execução, até o momento em que as novelas vão ao ar; Em 2010, lançou o livro Pai e Mãe, visão singular de um tema eterno.

Serviço: Luz de Cuba – Fotografias de Lisette Guerra

Abertura: 16 de janeiro de 2012 (segunda) às 19 horas

Visitação: de 17 de janeiro a 15 de fevereiro de 2012, de terça a domingo, de 9 às 18:30.

Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)

Entrada Franca

Visite o site: www.lisetteguerra.com.br.