Projeto Solo Música traz a russa Lydia Kavina e seu Teremin para a Caixa Cultural.

2 de agosto.

Divulgação.
Divulgação.

O Teremin é um instrumento com uma sonoridade peculiar pelo fato do músico tocar o instrumento sem tocar literalmente em nada, apenas controlando seus gestos. O projeto Solo Música desta terça (2 de agosto) traz a russa Lydia Kavina para única apresentação na Caixa Cultural.

Lydia Kavina teve como primeiro professor Lev Sergeevich Termen, conhecido no ocidente como Leon Theremin, o inventor do instrumento. Além do recital, Kavina faz em Brasília um workshop livre, dia 3 de agosto (quarta), na Casa Thomas Jefferson.

Não será esta a primeira vez que Lydia Kavina estará se apresentando em Brasília. Em 199, Lydia mostrou seu trabalho no Festival de Música Eletrônica de Brasília e tocou a “Primeira Suíte Aerophonica, para Teremin e Orquestra”, de Joseph Schillinger, sob regência de Jorge Antunes. Esta será, contudo, sua primeira apresentação solo na cidade. “Lydia Kavina é sobrinha neta de Theremin. Aprendeu com ele o instrumento, quando tinha nove anos. E como artista é virtuose, com trabalhos importantes com orquestras e música contemporânea”, destaca Alvaro Collaço, produtor do Solo Música.

O repertório que Lydia Kavina fará no Solo Música traz composições originais para Teremin e variações escritas pela própria artista. Ela traz obras originais de compositores pouco conhecidos no Brasil como os russos Andrew Popov e Olesia Rostovskaya, a música do equatoriano Jorge Campos, da norte-americana Lydia Ayers e do brasileiro Jorge Antunes – “Mixolydia”, escrita especialmente para Kavina. Entre as variações, Kavina tocará um Canon de Johann Pachebel e a mais popular música do americano Alexander Courage, o tema do seriado “Star Trek” (“Jornada nas estrelas”).

Serviço: Solo Música – Lydia Kavina
Local: Teatro da Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Data: 2 de agosto (terça) às 20 horas
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 90 minutos
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de agasalho.
Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h. Contato: (61) 3206-6456
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.