O premiado espetáculo “Madame Satã” tem temporada na Caixa Cultural.

De 7 a 17 de junho.

Foto: Leticia Souza.

O espetáculo Madame Satã chega ao Teatro da Caixa Cultural de 7 a 17 de junho. Com direção de João das Neves e Rodrigo Jerônimo, o coletivo mineiro Grupo dos Dez traz a premiada montagem para Brasília. A obra consta entre as melhores do ano de 2017, pela Folha de São Paulo, como o melhor teatro musical.

O grupo parte da biografia de João Francisco dos Santos, um dos mais peculiares personagens brasileiros, para dialogar com questões que permeiam a homofobia, o racismo e a homoafetividade. Com trilha sonora inédita, o espetáculo é entrecortado por textos ora poéticos, ora combativos, e traz à tona não apenas a biografia de Satã, mas dá visibilidade aos invisíveis da sociedade que não se enquadram na heteronormatividade vigente.

Com dramaturgia assinada por Rodrigo Jerônimo e Marcos Fábio de Faria, este é o terceiro espetáculo do Grupo dedicado à pesquisa de linguagem acerca do teatro musical e suas possibilidades.

Aquele que carregou a alcunha de primeiro travesti do Brasil, Madame Satã, é a personagem escolhida para falar de um universo invisível: a prostituição, a pobreza, o racismo, a homofobia e toda a violência de uma sociedade calada frente ao preconceito e à intolerância.

A montagem apresenta Madame Satã antes mesmo de receber o nome. João Francisco dos Santos, um dos 18 filhos de uma família pobre, no início do século XX, é trocado por uma égua e tornou-se, a duras penas, figura mitológica da Lapa carioca, sendo preto, pobre e homossexual.

A estreia em Brasília terá debate com o diretor Rodrigo Jerônimo e elenco, a partir do tema “A Brasilidade nos Corpos”. A luta dos invisíveis pauta a discussão necessária sobre as violências que permanecem ao longo dos séculos contra populações específicas.

Foto: Guto Muniz.

Serviço: Madame Satã
Data: De 7 a 17 de junho, quinta a sábado, às 20 horas e domingo, às 19 horas
Local: Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4 Edifício anexo à matriz da Caixa)
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 1h20
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (61) 3206-9448 e 3206-6456.

Debate “A Brasilidade nos Corpos”
Data: 7 de junho (quinta) – Após a apresentação do espetáculo, debate com o Diretor Rodrigo Jerônimo, elenco e público presente.