Festa Mafuá completa um ano na quadra da Acadêmicos da Asa Norte.

Lançada em abril de 2011 para apoiar o bloco Suvaco da Asa e trazer nova luz às pistas de dança de Brasília, aliando música brasileira de qualidade à alegria de um baile de salão, a Mafuá completa um ano de estrada. A edição especial será no próximo dia 14, na quadra da Acadêmicos da Asa Norte, no Setor de Clubes Norte.

A escolha não foi por acaso. Reputada desde o início pelos produtores como um baile de salão nonsense, ao romper fronteiras musicais para divertir e, por vezes, surpreender o público, a Mafuá tem os dois pés bem fincados no carnaval, expressão maior da cultura brasileira.

A quadra da atual campeão do carnaval de Brasília será, então, o palco de uma comemoração que homenageia, ao mesmo tempo, Athos Bulcão e Joãosinho Trinta, numa ode ás artes visuais que trafega do conceitual ao popular.

Samba do crioulo doido? O DJ Biondo, idealizador do projeto, prefere chamar de festa com enredo. “É uma ampliação do conceito de festa temática, a mesma licença criadora tomada pelos carnavalescos de escola de samba quando juntam diferentes personagens para carnavalizar uma estória”, explica Biondo. E emenda: “Somos fãs da obra de Athos Bulcão e o elegemos como espécie de padrinho estético da festa.

E descobrimos, em meados de 2011, que existe um painel do Athos Bulcão chamado exatamente Mafuá, no Hospital Sarah Kubitscheck. Isso, por si só, já era motivo para festa. Só que foi exatamente no Sarah que o carnavalesco Joãosinho Trinta foi internado para tratar de um AVC anos antes de sua morte recente”, conta.

O painel que leva o nome da festa é, então, o fio condutor para a Mafuá homenagear, ao mesmo tempo, o mais icônico dos artistas plásticos brasilienses e, possivelmente, o maior carnavalesco de todos os tempos. Em síntese, é o encontro estético entre Brasília e o carnaval do Rio, influência presente na concepção da festa que, aliás, sempre valoriza a cultura popular, a exemplo das edições que abordaram a Tropicália, os mitos folclóricos nacionais e as vilãs de telenovelas.

A decoração, que é um dos aspectos mais marcantes do projeto, promete ser mais conceitual do que nunca. “Vamos unir o universo dos dois no ambiente do samba, que sempre evoca grandes artistas. Teremos reprodução de painéis de Athos, referência ao luxo e à grandiosidade criada por Joãosinho e, claro, não poderíamos deixar de falar do enredo Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia, talvez a maior obra que já tenha passado pela Marquês de Sapucaí”, conta Rodrigo Hilário, um dos diretores do grupo.

A iniciativa de realizar a festa de um ano numa quadra de escola de samba aposta na valorização de um espaço alternativo e que, no caso, acaba de ser reformado. “Fomos bem recebidos pelo pessoal da escola. O Suvaco da Asa é frevo. A Mafuá, assim como a Acadêmicos, é muito samba. Até por isso, estamos preparando uma grande surpresa, com o lançamento do novo símbolo da festa”, conta Ana Luiza Aguiar, produtora do evento, sem adiantar qual será o símbolo apresentado ao público.

Uma outra surpresa, ligada à programação musical, será a participação especial da bateria da escola. Os ritmistas farão uma intervenção no meio da noite, convidando o público a cair no passo ao som de alguns dos mais populares sambas de enredo cariocas. “Já que é a festa da festa, não podíamos deixar de oferecer essa atração”, conta DJ Biondo, que é também o produtor musical do projeto.

Ao lado de Biondo vão apimentar as picapes os DJs Prisco Killer e Gabi de Almeida; e Rodrigo Barata, do projeto Criolina. Com tanta programação, os produtores convidam o público a chegar mais cedo do que de costume. Os portões serão abertos às 22hs.

O segundo lote de ingressos está à venda, somente a dinheiro, no Balaio Café (201 Norte) e no Rayuela (412 Sul), ao preço de R$ 20, e na hora da festa, a entrada custará R$ 25.

Serviço: Festa Mafuá – edição especial de 1 ano

Data: 14 de abril de 2012 (sábado) às 22 horas

Local: Quadra da Acadêmicos da Asa Norte, no Setor de Clubes Norte, ao lado do Minas Tenis Clube

Quem: Djs Biondo; Gabi de Almeida; Prisco Killer; e Barata (Creolina) e participação especial da Bateria da Acadêmicos da Asa Norte

Mais informações:
Sandro Farias
(61)8112 7979