Mafuá.

Renato Acha

Mafuá pode significar várias coisas no dicionário, mas o que mais combina com a ideia do novo projeto vem da relação com a descontração encontrada em parques de diversões ou feiras com jogos, música e prendas. Uma grande bagunça organizada que deixa tudo em clima de carnaval.

O projeto Mafuá tem a sua primeira edição neste sábado (16 de abril) no La Ursa a partir das 23 horas. O resultado vem da junção do Bloco Suvaco da Asa com o DJ Biondo em um casamento com atmosfera nonsense.

“O projeto nasce assim mesmo, comum de dois gêneros. ‘O’ mafuá do dicionário e ‘a’ festa Mafuá se unem para misturar os públicos num caldeirão temperado por música brasileira e outras vertentes. Embora o termo world music já esteja batido, o que queremos é oferecer alternativa divertida ao público cansado das together-forever que dominam as pistas de dança”, conta DJ Biondo.

Neste caldeirão entra toda a forte atmosfera do Bloco Suvaco da Asa, o padrinho da festa e célebre por lotar as ruas do Cruzeiro e Sudoeste com o pré-carnaval de rua embalado à muito frevo e alegria.

“O Suvaco da Asa tem muito orgulho de estar criando em Brasília o bom costume pernambucano de encher as ruas com a alegria do frevo, brincando atrás de uma orquestra. É essa descontração, essa irreverência que queremos levar para dentro do salão”, diz Rodrigo Hilário, um dos diretores do bloco.

É óbvio que para se viabilizar um carnaval de rua com estrutura, os recursos devem vir da festas pagas, uma ação já adotada pelo Bloco e que agora ganha agenda regular, um pedido antigo de muitos frequentadores.

“A concepção musical do Mafuá, que construímos juntos, se inspira nas festas anuais que o próprio Suvaco faz para angariar os recursos que viabilizam a saída do bloco, uma vez que não temos patrocínio. Outras festas com perfil parecido, principalmente em Recife, São Paulo e Rio, também serviram de inspiração”, conta Ana Luiza Aguiar, outra diretora do Suvaco da Asa.

A decoração vai ser bem kitsch e em clima de brasilidade. Para curar a folia, a casa oferece uma mesa de café da manhã com inspiração nos cafés sertanejos, incluindo itens como tapioca, cuscuz e sucos de frutas regionais (cobrados à parte), ou seja, a festa vai até o dia clarear.


Serviço: Festa Mafuá

Data: 16 de abril de 2011 (sábado) às 23 horas

Local: La Ursa (Setor Bancário Norte)

Ingresso: R$ 20 (à venda na hora)