MARCO ZERO – Festival de Dança em Paisagem Urbana em Brasília e Ceilândia até 24 de julho.

Em sua terceira edição, MARCO ZERO – Festival de Dança em Paisagem Urbana – promete movimentar Brasília e Ceilândia nos próximos dias 19 a 24 de julho. A idéia é promover o intercâmbio e a colaboração entre bailarinos, performers e músicos, integrando dança, música e arquitetura. Toda a programação ocorre ao ar livre e é gratuita. Serão realizadas mais de vinte intervenções de dança e performances, intervenções sonoras, mostra de vídeo-dança, workshop de dança contemporânea e oficina de Dança de Rua que acontecem nas superquadras 108, 308 e 707/8 Sul, no Espaço Cultural Renato Russo, no Complexo Cultural da República e na Praça do Cidadão, em Ceilândia.

MARCO ZERO retira a dança contemporânea de dentro dos teatros e salas de dança e a leva para espaços específicos e paisagem urbana do Plano Piloto e cidades aatélites. O projeto dança dentro do plano urbanístico de Lúcio Costa, nas obras arquitetônicas de Oscar Niemayer, no grafismo dos azulejos de Athos Bulcão e no paisagismo de Burle Marx. As intervenções de dança, assim como as intervenções sonoras e a mostra de vídeo dança, dialogam com essa poética do concreto em harmonia com o paisagismo.

A mostra é aberta e dirigida a um público não-habitual, ao cidadão comum, ao passante nunca passivo, mas protagonista inserido na cena do espetáculo apresentado. Transeuntes, passantes, moradores de espaços urbanos, candango, brasilienses, brasileiros.

O Festival MARCO ZERO realizou a primeira edição em 2006, na Torre de TV, e a segunda edição, em 2009, no Museu da Republica e Praça do Relógio em Taguatinga. Em todas as edições o projeto teve o patrocínio do Fundo de Arte e Cultura do DF.

O projeto MARCO ZERO faz parte da rede de Festivais Ciudades que Danzan (CQD), uma rede internacional de festivais de dança que têm em comum uma programação em espaços urbanos e alternativos. A rede CQD reúne atualmente vinte festivais europeus e latino-americanos.

Oficina Dançando a Rua
19 a 21 de julho (14h às 18h)
Espaço Jovem de Expressão, Praça do Cidadão – Ceilândia Norte
MARCO ZERO dialoga também com cultura hip hop através da oficina Dançando na Rua, ministrada por João Carlos Silva, integrante da Cia. Membros, de Macaé, Rio de Janeiro. Explorando elementos de danças urbanas, observação e contato com a cidade, a oficina tem por objetivo construir espaços de aproximação e reconhecimento do corpo na rua, assim mais que dançar na rua, ou fazer dança de rua, o objetivo é “dançar a rua”.

Workshop de Dança Contemporânea
23 de julho (08h às 12h)
Centro de Dança
Victoria Miranda, bailarina e coreógrafa espanhola, terá um breve encontro com bailarinos e atores brasiliense interessados em trocar experiências. Técnica de dança contemporânea e pesquisa de movimentos. Serão abordados trabalho de respiração e origem do movimento, exercícios de improvisação e investigação espacial. O objetivo final da oficina é desenvolvimento do material pesquisado.

Mostra de Vídeodança
24 de julho (20h30)
Área Externa do Museu da República
Seleção de produções de Brasília e de outros países, com a temática de espaços e urbanidades. Mostra Brasília e a Mostra Dança em Foco, ao todo mais de 10 vídeos com duração aproximada de 1h30.

PROGRAMAÇÃO / PERFORMANCES
23 e 24 de julho (sexta-feira e sábado)

14h00 – 108 Sul (Norma Lilian) – K.O no O.K / Victoria Miranda (ESP)

14h30 – 308 Sul (Cogumelos) – Rodrigo Bezerra (violão) + Eduardo Belo (baixo acústico)

15h00 – 308 Sul (Cogumelos) – Concerto a Céu Aberto para Solos de Ave/ Nara Faria (DF)

15h30 – 308 Sul (Laguinho) – Somos Irmãos de Água / Letícia Ramos (RJ)

16h00 – 308 Sul (Parquinho) – Samambaia – Poema de Elizabeth Bishop / Cia Margaridas (DF)

16h30 – 308 Sul (Anfiteatro) – Exercício Brasiliensis / Alexandre Nascimento (DF)

17h00 – 508 Sul (Espaço Cultural Renato Russo) – Marquise / Cia.MovasseFábio Dornas e Carlos Airão (MG)

17h30 – 707/8 (Praça 21 de abril) – No Performance / Victoria Miranda (ESP) + Leif Firnhaber (BEL)

Conexões / Alessandro Brandão (DF)

24 de julho (sábado) – Museu da República

19h00 – Paciência / Letícia Ramos (RJ)

19h30 – Impro / Victoria Miranda (ESP) + Leif Firnhaber (BEL) + Rodrigo Bezerra (guitarra)

20h00 – Perfume para Argamassa / Kleber Damaso e Viviane Domingues (GO)

20h30 – Mostra de Videodança (Dança em Foco)

22h00 – Megaton Dub + DJ Pezão (Criolina)