Maria Bethânia e Zeca Pagodinho voltam a Brasília com a turnê “De Santo Amaro a Xerém”.

24 de novembro.

MARIA BETHÂNIA E ZECA PAGODINHO - "DE SANTO AMARO A XERÉM"
Maria Bethânia e Zeca Pagodinho Foto: Daniela Nader

Maria Bethânia e Zeca Pagodinho dividiram o palco pela primeira vez numa turnê que teve lotação esgotada nas seis capitais por onde passou. A partir de novembro, os dois artistas retomam o espetáculo para marcar o lançamento do DVD, gravado em SP, e vão pisar mais uma vez no palco do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, dia 24 de novembro, às 21h.

Os fãs podem garantir o convite antecipado com 50% de desconto na pré-venda exclusiva on-line, entre os dias 17 e 20 de agosto, mediante código informado no site www.ohartes.com.br. A partir do dia 21 de agosto, os ingressos poderão ser adquiridos pelo site www.eventim.com.br ou na central de ingressos no G2 do Brasília Shopping.

A primeira fase da turnê passou por Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. A volta, terá no roteiro além de Brasília (24/11), Porto Alegre (28/11), Rio de Janeiro (30/11 e 01/12), São Paulo (08/12) e Salvador (26/01).

O projeto, batizado de “De Santo Amaro a Xerém”, é uma referência à cidade natal de Bethânia e ao município fluminense onde o sambista tem seu sítio. “Eu acho muito alegre, muito vivo, tanto Xerém como Santo Amaro, com suas dificuldades, muita pobreza, mas também com uma alegria sem fim – pelo menos na minha terra tem isto. É uma festa; todo dia em festa”, observa Maria Bethânia. “Tem a relação do samba de roda de Santo Amaro com o samba do Rio de Janeiro, tem a Portela dele, a minha Mangueira, que é outro elo muito bonito: Santo Amaro, Xerém, Portela, Mangueira. O samba que une, a admiração mútua, cada um na sua linha – acho que isso é motivo pra se encontrar”, completa.

“Um elo grande entre eu e Zeca, pelo menos para mim – além da admiração pelo cantor, pelo compositor, pelo estilo e pela maneira de ser, por tudo – é que ele prestou atenção nos anos 70, ao movimento meu de levar música para a sala de teatro. Ele conhece ‘Drama’, conhece ‘Rosa dos Ventos’, eu e Chico, conhece tudo, sabe textos… Isto é um elo que é difícil de encontrar entre pessoas com tão diferentes escolhas na carreira. Então, isso é muito bonito, muito rico”, explica Bethânia.

“Onde me chamar para eu ir com Bethânia, eu vou!”, brinca Zeca. Mas para ele este é um momento de muita responsabilidade. “Na juventude, ouvi todos os discos de Bethânia, tenho uma admiração enorme por ela. Naquela época, nunca pensei que fosse conhecê-la, que dirá dividir o palco, mas tenho certeza que faremos uma grande festa”.

O repertório é assinado pelos dois artistas, que interpretarão alguns de seus grandes sucessos como “Negue” (Adelino Moreira), “Reconvexo” (Caetano Veloso), “Maneiras” (Sylvio da Silva) e “Verdade” (Nelson Rufino/Carlinhos Santana) e canções novas no repertório de cada um. Juntos vão cantar, “Deixa a Vida Me Levar” (Serginho Meriti/Eri do Cais) e “Sonho Meu” (Ivone Lara/Delcio Carvalho), que gravaram no DVD do Zeca, e também uma canção inédita de Caetano Veloso (“Amaro Xerém”). Outras canções inéditas estão no repertório de Bethânia: “Pertinho de Salvador” e “De Santo Amaro a Xerém”, de Leandro Fregonesi, e “A Surdo 1”, de Adriana Calcanhoto, feitas especialmente para celebrarem este encontro, assim como sambas em homenagem às suas escolas de coração, Mangueira e Portela.

A direção musical é de Jaime Além (violão) e Paulão Sete Cordas (violão) e a banda é formada pelos dois, mais Rômulo Gomes (baixo), Paulo Dafilin (violão e viola), Marcelo Costa (bateria/percussão), Jaguara (percussão), Esguleba (percussão), Paulo Galeto (cavaquinho) e Vitor Mota (sax e flauta).

A luz é assinada por Maneco Quinderé e o figurino de Maria Bethânia por Gilda Midani e o de Zeca Pagodinho por Juliana Maia.

Show: Maria Bethânia e Zeca Pagodinho – “De Santo Amaro à Xerém”
Data: 24 de novembro, às 21h30
Local: Centro de convenções Ulysses Guimarães – Auditório Máster
Apoio: Secretaria de turismo de Brasília e governo de Brasília.

Meia-entrada: estudantes, idosos acima de 60 anos, professores da rede pública e funcionários públicos.
Desconto de 50% sobre o ingresso inteiro:
Portadores do cartão Brasília Show, a ser impresso gratuitamente no http://www.ohartes.com.br/cartao-brasilia-show.Doadores de 2kgs de alimento.
Assinantes do jornal Correio Braziliense.

Ponto de venda sem taxa de conveniência:
Brasília Shopping / piso G2
De segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados 13h às 19h

Com taxa de conveniência:
FNAC – Parkshopping / piso 1
De segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados 13h às 19h

Vendas pela internet e call center: www.eventim.com.br / e (61) 4003-6860 (sujeito a taxa de conveniência)

Acessibilidade: Sim
Classificação indicativa: 14 anos
Realização: Oh! Artes – 061 3554 – 4005 / 98141-1990
Classificação: 14 anos
Duração: aproximadamente 1h40