A arte monumental de Mariane Peretti ganha exposição no aniversário de Brasília.

De 6 de abril a 5 de junho.

Vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília. Foto: Breno Laprovítera e Jarbas Jr. Divulgação.
Vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília. Foto: Breno Laprovítera e Jarbas Jr. Divulgação.

A mostra A Arte Monumental de Marianne Peretti ocupa o Museu Nacional da República de 6 de abril a 5 de junho. A artista franco-brasileira Marianne Peretti atua há mais de seis décadas nas artes plásticas e possui reconhecimento internacional por suas monumentais contribuições à cidade de Brasília.

Mariane Peretti. Foto:
Mariane Peretti. Foto:

A exposição traz mais de 30 trabalhos, entre projetos em tamanho real, esculturas de grandes proporções e projeções de vitrais da artista, a única mulher a integrar a equipe de Oscar Niemeyer na construção de Brasília. A curadoria é de Laurindo Pontes, Roberto Ghione e Tactiana Braga.

Salão Verde da Câmara dos Deputados.  Foto:
Salão Verde da Câmara dos Deputados. Foto:

A exposição traz um apanhado das principais obras de grande, médio e pequeno formatos assinadas pela artista. Entre elas, esculturas, painéis escultóricos, vitrais e objetos de design. Um dos destaques é o salão especial “Gênese”, que abriga todo o nascimento criativo do projeto da Catedral de Brasília. Nele, para que o público tenha uma dimensão exata da grandiosidade do trabalho desenvolvido por Marianne, ficarão à mostra o desenho original do vitral criado para o altar da catedral (todo ele em tamanho real e desenhado à mão), os esboços que originaram o desenho, a maquete de estudo de aplicação do vitral e um grande painel ilustrativo de todo o processo construtivo da catedral.

Vitral da Capela do Palácio do Jaburu. Foto: Breno Laprovítera
Vitral da Capela do Palácio do Jaburu. Foto: Breno Laprovítera

Também será possível conferir, durante a exposição, um majestoso painel de ferro branco laqueado intitulado “Árvore da Vida”, com 12m x 6m, criado recentemente pela artista – que está completando 88 anos e continua a produzir em seu ateliê de Olinda (PE). Um enorme painel escultórico em vitral, com 2,80m x 10m que faz parte do acervo do Senado Federal, também estará presente na mostra.

Vitrais do Palácio do Jaburu. Foto: Breno Laprovítera e Jarbas Jr.
Vitrais do Palácio do Jaburu. Foto: Breno Laprovítera e Jarbas Jr.

“O Brasil devia a Marianne uma exposição dessa magnitude. O valor artístico e histórico do trabalho dela é, nos dias de hoje, reconhecido internacionalmente. Essa exposição vem coroar um projeto de resgate da sua obra que é o Documento Marianne Peretti, com livro, debates e um documentário”, explica Tactiana Braga, da B52 Cultural, idealizadora do projeto.

Vitral na câmara mortuária do Memorial JK. Foto:  Breno Laprovítera.
Vitral na câmara mortuária do Memorial JK. Foto: Breno Laprovítera.

As obras desenvolvidas por Marianne em Brasília são de grande valor para a arte do vitral no século 20, fato reconhecido pelo Centre André Chastel, de Paris. Além das obras citadas, em Brasília, Marianne ainda tem vitrais e painéis em construções icônicas como a Câmara dos Deputados, o Palácio do Jaburu, o Superior Tribunal de Justiça e o Memorial Juscelino Kubitschek. São dela, ainda, a grande escultura de bronze do Teatro Nacional de Brasília e o vitral e escultura na fachada lateral do Panteão da Pátria e da Liberdade. Suas obras estão em perfeita harmonia com a arquitetura de Oscar Niemeyer e integradas a projetos de outros arquitetos em vários estados do Brasil e países da Europa, como a Itália e França, onde está seu primeiro vitral, feito para a Câmara Sindical de Eletricidade, no Boulevard Voltaire, em Paris.

O Pássaro. Teatro Nacional. Escultura em bronze. Foto: Breno Laprovítera.
O Pássaro. Teatro Nacional. Escultura em bronze. Foto: Breno Laprovítera.

Além das visitas gratuitas e abertas ao público, de terça a domingo, das 9h às 18h30, a exposição ainda terá um programa de visitação escolar, com supervisão de um monitor e agendamento prévio através dos telefones 61. 3325.5220 e 3325.6410. Durante as visitas escolares haverá atividades lúdicas e educativas sobre a obra da artista e sobre o modernismo arquitetônico do Distrito Federal.

Escultura na Praça do Havre. Foto: Michel Moch.
Escultura na Praça do Havre. Foto: Michel Moch.

Serviço: A Arte Monumental de Marianne Peretti
Local: Museu Nacional da República (Conjunto Cultural da República, Setor Cultural Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios)
Visitação: De 6 de abril a 5 de junho, de terça a sexta, das 9h às 18h30
Entrada franca
Grupos escolares deverão ser agendados
Informações: (61) 3325-5220 e 3325-6410
museunacional@gmail.com