Marias & Madalenas.

O espetáculo Marias & Madalenas traz catadoras de lixo para a palco da Caixa Cultural de 10 a 12 de março (quinta a sábado) com entrada franca Elas apresentam suas histórias como resultado de um laboratório estético, capitaneado pela diretora Alessandra Vannucci com base nos conceitos da Estética do Oprimido, desenvolvidos por Augusto Boal.

A cenografia e os figurinos e a música foram totalmente elaborados com materiais do lixo, como plásticos, papel de jornal, ferragens, latas e chinelos. A peça possui três partes. Na primeira, as atrizes fazem uma demonstração do processo, desenvolvido ao longo de duas semanas de laboratório, com a diretora. Na segunda, é apresentada uma cena em que a personagem mostra seu esforço para adquirir um lote, construir uma casa e sustentar a família. Mas ela perde tudo e, então, se inicia a terceira parte do espetáculo, no qual o público é convidado a substituir a personagem no palco, para tentar resolver o conflito, dando início ao que Augusto Boal chamou de Teatro Fórum. Nessa terceira parte do espetáculo, os espectadores descobrem que não é tão fácil mudar a realidade.

“Essas mulheres fazem um trabalho ecologicamente necessário, sem o mínimo de reconhecimento público. Elas devolvem esse material desprezado ao ciclo produtivo. Você vê o sucesso que está fazendo o trabalho do Vik Muniz (Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar 2011). Não sou só eu que estou preocupada com isso”, frisa Alessandra Vannuci, conhecida por seu trabalho com teatro físico e por projetos de cidadania, que coordena em comunidades, escolas e presídios.

Serviço: Marias & Madalenas

Local: Caixa Cultural Brasília – Teatro (SBS Quadra 4, lote 3/4, anexo)

Data: 10 e 12 de março de 2011

Horário: quinta-feira (10) e sábado (12), às 19h (não será permitida a entrada após o início da sessão)

Telefone para Informações: (61) 3206-9448

Ingressos: Entrada Franca (mediante retirada de ingressos na bilheteria, sujeito à lotação do teatro)

Bilheteria: (61) 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)

Classificação etária: 12 anos.