A mostra “Marcus Vinícius Resende Gonçalves – Markito” homenageia um ícone da moda brasileira no ParkShopping.

Divulgação.

Renato Acha

O estilista Markito ganha justa honenagem em uma mostra que transporta o público para o glamour e luxo dos tempos da discoteca. A mostra Marcus Vinícius Resende Gonçalves – Markito, sob curadoria de Mariza de Macedo-Soares e cenografia de Theodoro Cochrane, completa uma trilogia que homenageia ícones da moda brasileira que marcaram época. Os estilistas Clodovil e Dener já foram contemplados com mostras de extremo apuro estético e montagem precisa. O ParkShopping se reafirma como um espaço engajado quando se trata de moda brasileira, graças ao admirável trabalho de Cilene Vieira, gerente de marketing do shopping, que também sedia a semana de moda intitulada ParkFashion.

A gerente de marketing do ParkShopping, Cilene Vieira, o ator e cenógrafo Theodoro Cochrane e a jornalista e curadora Mariza de Macedo-Soares. Foto: Cristiano Sérgio. Divulgação.

“A exposição de modelos do Markito dá continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pelo ParkShopping no sentido de gerar conhecimento sobre moda. Também evidenciamos personagens que contribuíram para a historia do vestuário em diferentes momentos do país, grandes nomes ainda desconhecidos gerações mais jovens. É um trabalho de registro histórico e de valorização da moda brasileira”, afirma Cilene Vieira.

Divulgação.

A atmosfera disco do final da década de 1970 em São Paulo remete a clubs como o Gallery, hot spot da badalação na cidade que sempre teve a noite como cenário para um desfile de beldades que tinham em Markito tanto como um referencial quanto como um fashion designer de persona marcante, sinônimo de glamour e luxo em tempos de dancin’ days. O trendsetter é tema da mostra que abre no ParkShopping em 20 de setembro no primeiro piso, próximo à entrada E.

Divulgação.

São mais de 40 modelos especiais do estilista garimpados pela curadoria. Dentre eles podem-se destacar peças da atriz Mila Moreira, das jornalistas Marília Gabriela e Joyce Pascowitch, da promoter Alicinha Cavalcanti, além de nomes da high society paulistana e brasiliense, como Moema Leão, Cleuza Ferreira, Cleucy Oliveira, Noêmia Sabag, Mara Amaral, Margarida Cruvinel, Vandinha Riccioppo, Manu Moraes, entre outras. A mostra ainda conta com um smoking do acervo pessoal do estilista que estará exposto em destaque.

Divulgação.

“Markito é lembrado por ser um costureiro que se importava com a alegria das roupas, que também eram muito glamurosas. As novas gerações tem que descobrir que há vida antes delas. Por trás do que eles fazem hoje existe uma história que não pode ser esquecida e da qual Markito faz parte”, conta Mariza. O destaque da mostra fica por conta do espírito de festa que será impresso na decoração e cenografia. “É impossível se sentir triste vestindo um Markito”, sentencia.

Divulgação.

A parceria entre Mariza e o sobrinho Theodoro Cochrane traz uma aura de requinte e sucesso. Theodoro ganhou o Prêmio Shell em 2011 pelo figurino da peça Escuro e assina o cenário da exposição, assim como nas mostras Dener e Clodovil, também no ParkShopping, em 2009 e 2010 respectivamente.

“O interessante do trabalho do Markito, mais do que as modelagens, é como ele brincava com os bordados, cores e materiais nas peças. As roupas estarão dispostas em araras, formando uma espécie de passarela”, adianta o cenógrafo. O stylist Marcus Barozzi integra o evento como assistente de produção.

Serviço: Marcus Vinícius Resende Gonçalves – Markito

Data: De 20 de setembro a 12 de outubro de 2011

Local: ParkShopping (Primeiro piso, próximo à portaria E).

Visitação: De segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 14h às 20h.

Entrada franca.

Foto: Divulgação.