A mostra Transpiração do artista alemão Martin Juef ocupa o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, de 15 de janeiro a 28 de fevereiro, com entrada franca. O tema da obra artística de Martin Juef é a construção de realidade por meio de imagens fotográficas. A torrente de imagens, gerada pela mídia assim como nas vidas pessoais, o artista denomina uma “máquina de realismo” que constitui tanto as nossas ideias do mundo como de nos mesmos. Além disso, existe a tendência para fotografias reprimirem uma investigação crítica discursiva das cenas representadas. Imagens, afinal, não são negáveis, podem ser apenas aceitas ou substituidas por outras imagens.
Para esta exposição, Martin Juef recorre-remonta ao motivo do assim chamado “planeta azul”, cuja divulgação pela “mass-mídia”, pelos meios de comunicação no âmbito e em decorrência da astronautica no final dos anos 1960 transpôs a consciência do homem no grande plano da sua moradia global. A estrutura superficial da Terra, consistindo de camadas de sedimentos geológicos, aqui é associada às superfícies imagéticas das colagens plasmadas de fotografias sobrepostas uma à outra. Essas representam as sedimentações dos nossos reservatórios imagéticos coletivos. Nos desenhos, por sua vez, elementos imagéticos fotográficos são combinados com outros e assim trasladados para novas relações de sentido. Através dessa técnica, os desenhos iconográficos de informação tornam-se mais perceptíveis pelos sentidos.
As colagens e os desenhos, em conjunto, descrevem a consistência das nossas ideias, provenientes de imagens aparentemente claras como difusas. E dessa ambivalência nasce aqui o impulso para a representação de uma ampla construção de realidade. Essa pode ser compreendida como destilado, substância que constrói sentido e ao mesmo tempo guarda elementos especulativos, dos nossos mundos imagéticos: Transpiração.
Serviço: Transpiração – Exposição de Martin Juef
Abertura: 14 de janeiro (quinta) às 19:30
Visitação: De 15 de janeiro a 28 de fevereiro
De terça a domingo, de 9:00 às 18:30
Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Esplanada dos Ministérios)
Entrada franca
Informações: (61) 3224-0559