Maurice Durozier, ator do Théâtre du Soleil, ministra oficina e apresenta espetáculo-conferência com entrada franca.

Maurice Durozier. Foto: Divulgação.

Renato Acha

O ator francês Maurice Durozier vem à Brasília para para ministrar uma oficina, de 23 a 27 de novembro, e apresentar um espetáculo-conferência, no dia 27, no Teatro 1 do CCBB, com entrada franca e apoio da Embaixada da França.

“A imaginação é um músculo que se trabalha” é um dos conceitos desenvolvidos pelo artista, que desde 1980 integra o respeitado Théâtre du Soleil, dirigido por Ariane Mnouchkine.

Maurice Durozier está em turnê brasileira do Théâtre du Soleil e chega à capital em um intervalo entre as apresentações do Rio de Janeiro e Porto Alegre, que encerra a passagem da trupe pelo Brasil.  Em Brasília, Durozier pretende desenvolver um curso prático de interpretação que tem como base o método de trabalho de criação coletiva do Théâtre du Soleil, de Ariane Mnouchkine. Ele vai trabalhar sobre obras de Shakespeare, em especial os textos Ricardo II Henrique IV, que já interpretou junto com a companhia, conjugando técnicas originais do teatro japonês e indiano. E durante o espetáculo-conferência, promete relatar um pouco de sua vida (ele vem de uma família de atores há quatro gerações) e de sua experiência teatral.

Ao longo de cinco dias, Maurice Durozier irá incentivar trabalhos de improvisação (individuais e coletivos) e exercícios que atuem sobre o imaginário dos atores. Também promete lançar foco sobre as diversas emoções – inspirado no Abinhaya, as emoções básicas do teatro e da dança na Índia – e ainda trabalhar sobre a música no teatro.

Serviço: Palavra de Ator – Espetáculo-conferência com Maurice Durozier

Data: 27 de novembro de 2011 (domingo) às 20:30

Local: Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul – Trecho 2, Lote 22)

Entrada Franca (senhas distribuídas uma hora antes)

O espetáculo-conferência será feito em português, com 1h30 de duração, no Teatro do CCBB. 

Sobre a obra, o ator explica: “A minha família fazia teatro já há quatro gerações e então caí neste mundo quando era bebê. Não gostava de estar no palco: gritava, chorava, contaram-me depois. Fui criado por meus avós, que eram atores e, em casa, não havia separação entre as coisas da vida e do teatro. Depois, quando voltei a fazer teatro, com 16-17 anos, entrar no palco era como estar na minha casa. Mais tarde, entrei neste grupo. Nele fazemos peças muito longas. Portanto, são horas e horas nesse outro mundo, no outro lado do espelho. Nesse mundo, vivo tudo que tenho que viver como ator, mas, saindo do palco, sensações, reflexão, pensamentos, crônicas, sempre chegavam e pensei que agora era o momento para falar disso: da vida do ator, a partir do interior, do que está acontecendo dentro dele”.

Serviço 2: O Teatro é o Outro – Curso

Data: 23 a 27 de novembro de 2011 (quarta a domingo)

Local: CCBB Brasília

Horário: 14h às 20h

Vagas: 50

Inscrições Gratuitas

Para Durozier, a participação individual no processo de criação é uma coisa mínima em relação ao que você pode receber do outro, em relação ao estímulo de imaginação que o outro pode provocar em cena. Da mesma forma, o personagem é um outro, não é o ator. O curso é baseado no método de trabalho do Théâtre du Soleil, dirigido por Ariane Mnouchkine, com enfoque no corpo do ator, na música e em improvisações sobre cenas de Shakespeare.

As inscrições serão feitas através do e-mail oteatroeooutro@gmail.com. Os interessados deverão enviar currículo sintético e breve carta de intenções.

Informações: 3349-3937.

Apoio: Embaixada da França.

Foto: Divulgação