Espaço Cultural Renato Russo recebe a estreia de “Medéia – A Neta do Sol”.

De 7 a 16 de fevereiro.

Foto: Adla Marques.

O espetáculo Medéia – A Neta do Sol tem temporada no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) de 7 a 16 de fevereiro. Medeia, tragédia Grega de Eurípedes (datada de 431 a.C.), conta a estória de uma mulher carregada de amor e ódio a um só tempo. Esposa repudiada e estrangeira perseguida, ela se rebela contra o mundo que a rodeia, rejeitando o conformismo tradicional da época.

A tragédia é amplamente conhecida como um texto protofeminista, na medida em que explora as desvantagens de ser mulher em uma sociedade patriarcal. Portanto, é considerada por pesquisadores como a primeira peça feminista, na qual, num mundo dominado por homens, prevalece a decisão de uma mulher sobre a sua própria vida.

Na montagem, o diretor e dramaturgo James Fensterseifer, condensou personagens e, para enfatizar a luta de Medeia contra o patriarcado, deixou-a como a única personagem feminina do texto. Desta forma, os atores Marcos Davi e Felix Saab se desdobram nos personagens masculinos (Jasão, Preceptor, Creonte, Egeu e Mensageiro), circulando em torno de uma Medeia acuada e raivosa, interpretada por Ana Paula Braga.

Medéia – A Neta do Sol
De 7 a 16 de fevereiro
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Sextas e sábados às 20 horas e domingos às 19 horas
Ingressos: 40,00 (inteira) e 20,00 (meia-entrada)
Classificação: 14 anos.