Memória Gráfica da Emigração Espanhola.

Divulgação.
A exposição Memória Gráfica da Emigração Espanhola integra a programação do Instituto Cervantes Brasília de 7 a 24 de abril, e apresenta 98 fotos e sete cartazes de diferentes períodos históricos, com textos em português que servem como registro da andança espanhola pelo mundo a partir da segunda metade do século 19, quando a emigração espanhola atingiu seu ápice.

Mais de 709 mil espanhóis deixaram sua terra natal para aventurar-se em terras estrangeiras entre 1884 e 2001. Os destinos prediletos foram Argentina, Cuba, México, Venezuela e Brasil. A região da Galícia foi a responsável pela maioria dos que vieram para nosso país,  devido à proximidade do idioma galego com o português.

A mostra foi dividida em duas partes. A primeira enfoca as penosas viagens para o exterior, em que se sobressaem as estações de trem e os portos espanhóis, sempre abarrotados. A segunda enfoca o cotidiano dos emigrantes em seus novos destinos. São imagens corriqueiras em diversas cidades do mundo, ambientadas em cafés, teatros e nos locais de trabalho.

Serviço: Exposição “Memória Gráfica da Emigração Espanhola”

Data: De 7 a 24 de abril de 2011

Local: Centro Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/907, Lote D – Asa Sul)

Visitações: de 9h às 21h

Entrada Franca

CI: Livre para todos os públicos