Dado Villa-Lobos lança livro sobre a Legião Urbana com show.

Memorias de um Legionário Dado Villa LobosDado Villa-Lobos 3 m
O livro Dado Villa-Lobos: memórias de um legionário ganha lançamento nesta sexta (22 de maio), às 19 horas, no Venâncio Shopping. O guitarrista Dado Villa-Lobos celebra seu primeiro livro com um show gratuito. O ano de 2015 marca os 30 anos da banda. A publicação faz uma narrativa na qual relembra sua trajetória artística e destaca sua experiência como guitarrista da banda de rock mais popular do Brasil.

O show de lançamento será um verdadeiro presente aos fãs da Legião Urbana. Nele, o músico compartilhará com o público histórias que permeiam a existência da banda. Dado Villa-Lobos, entre uma música e outra, relembra, como eram os ensaios e a criação de músicas que se tornaram verdadeiros clássicos da Legião. Após o show, o artista recebe o público para sessão de autógrafos do livro e fotos.

A decisão de Dado Villa-Lobos em escrever um livro sobre sua trajetória na Legião Urbana se deu no lugar onde se é mais brasileiro: dentro das quatro linhas, no campo de futebol da pelada que o músico joga, às terças-feiras à tarde, na rua ao lado de seu estúdio. Lá, ele encontrou o historiador Felipe Demier, “jogador habilidoso, canhoto e polêmico”, segundo Dado. “Sempre me interessei por História e suas várias narrativas acerca das transformações humanas no tempo e no espaço. No entanto, jamais havia imaginado contar minha própria história de vida – que se encontra, em grande parte, ligada à da música brasileira do período recente. No entanto, de um tempo para cá, decidi narrá-la”, disse Dado.

Felipe Demier sugeriu que Dado escrevesse suas memórias. O músico, porém, declinou da ideia: “Não sou escritor”, disse. Demier persistiu. “Historiador, militante trotskista e interessado na minha trajetória de legionário, ele insistiu na ideia”, lembra Dado.

No entanto, o músico estava sem tempo para focar na narrativa. Felipe, então, sugeriu que o livro fosse feito a seis mãos: Dado, ele e Rômulo Mattos, também historiador, professor da PUC-Rio, amante e profundo estudioso do rock mundial e da música brasileira. Depois de um tempo, Dado concordou. “Levei em conta o complicado momento pelo qual estão passando aqueles que verdadeiramente participaram da história da Legião Urbana. Estabelecer a verdade sobre aquela parte das nossas vidas, sobre aqueles intensos dias, é fundamental para mostrar quem fomos, o que somos e, assim, nos ajudar a saber o que seremos”, disse.

Nos meses finais de 2012 e o ano de 2013, o trio registrou os depoimentos, as lembranças e histórias do guitarrista. “Foram noites às vezes exaustivas e também divertidas, verdadeiras sessões terapêuticas de quase regressão, onde o passado nem tão distante vem avassalador como antídoto ao efeito anestésico do tempo”, descreve o músico.

Transcritas horas e horas de conversas, foram surgindo os capítulos, revisados e reescritos pelos três, e que contaram, ainda, com uma cuidadosa pesquisa histórica nas fontes de imprensa e no acervo da banda, organizado pela mulher de Dado. “Foi assim que surgiu esta história que se apresenta adiante”, conclui Dado Villa-Lobos.
Dado Villa-Lobos 4 m

Serviço: Show de lançamento do livro “Dado Villa-Lobos: memórias de um legionário”
Dia: 22 de maio (sexta), às 19 horas
Local: Praça de alimentação do Venâncio Shopping, Escritórios e Gastronomia, subsolo 2 (PA2)
Entrada franca.