Capital Philharmonia realiza ciclo sinfônico com obras de Mendelssohn.

Até 19 de outubro.

Foto: Cristiano Costa.

Os amantes da música clássica e admiradores da obra do compositor alemão Mendelssohn podem comemorar. A cidade vai ganhar uma série de concertos com a orquestra Capital Philharmonia dedicados à obra sinfônica de Felix Mendelssohn Bartholdy com quatro apresentações no Teatro dos Bancários, nos dias 17/08, 14 e 27/09 e 19/10.

No concerto de abertura, dia 17 de agosto, serão apresentadas a Sinfonia nº 1 em Dó menor (1824) e trechos de “Sonho de uma noite de verão”. Em setembro acontecerão duas apresentações: uma no dia 14 de setembro, quando o público poderá conferir a Sinfonia nº 5 em Ré menor/maior (Reformations Sinfonie/1830), abertura Ruy Blas e Sinfonia para cordas nº 8 executada pela primeira vez no Brasil em versão para orquestra. No dia 27 será a vez da orquestra apresentar a Sinfonia nº 4, em Lá Maior (Italiana/1833) e aberturas “As Hébridas”, “Mar Calmo e Viagem Próspera” e “A Bela Melusina”. E para finalizar o ciclo de concertos, no dia 19 de outubro será executada a Sinfonia nº 3 em Lá menor (Escocesa/1842) e concerto para violino em mi menor, que contará com o solo do violinista peruano Ivan Quintana que também é spalla da orquestra Capital Philharmonia.

A ideia de fazer uma série de concertos de obras de um mesmo compositor já estava há algum tempo na cabeça do maestro Artur Soares, fundador e regente da Philharmonia desde 2012 e que, desde então, tem se apresentado à frente da orquestra em concertos sinfônicos com obras de compositores como Beethoven, Liszt e Tchaikovsky, entre outros. “Acho que essa será uma oportunidade única para o público brasiliense apreciar, através de uma série, o conjunto de obras de um mesmo compositor e dessa forma analisar essas peças em conjunto e não separadamente como acontece, normalmente”, afirma Artur que tem o sonho de que esse projeto possa acontecer anualmente sempre dedicado a um compositor diferente. A escolha de Mendelssohn para a estreia teve alguns motivos, entre eles o fato de ser um compositor que se adapta ao tipo de orquestras menores como é o caso da Philharmonia composta por 35 músicos e também por ser o ano em que se completam 170 anos de falecimento do compositor alemão.

Maestro Artur Soares. Foto: João Campelo.

Serviço: Ciclo Sinfônico Felix Mendelssohn Barthody
Local: Teatro dos Bancários
Datas: 17 de agosto
14 de setembro
27 de setembro
19 de outubro
Horário: 19:30
Ingressos: R$ 40,00 (inteiro) e R$ 20,00 (meia-entrada)
Vendas: bilheteriadigital.com ou em pontos de vendas no: Conjunto Nacional, Brasília, Pátio e Alameda shoppings e Feira dos Importados
Nos dias de espetáculos os ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro dos Bancários
Classificação indicativa: Livre.