Mercado Mundi preserva tradições culinárias e valoriza o pequeno produtor rural.

23 a 25 de novembro.

Entre os dias 23 e 25 de novembro, das 12h às 22h, o Taguatinga Shopping recebe a segunda edição do Mercado Mundi, evento dedicado ao compartilhamento de conhecimentos sobre a alimentação de qualidade, sustentável e socialmente responsável. Ao longo dos três dias de evento, serão realizadas aulas-show, experiências gustativas, palestras, com programação para pessoas de todas as idades e estandes e bancas de vendas de produtores locais e artesanais. A entrada é franca e a classificação indicativa é livre para todos os públicos.

Com direção de Nicola Goretti, do Grupo AG, direção-executiva de Davi Neves e co-curadoria de Jean Marconi, do Slow Food Cerrado, e do professor de gastronomia Sebastián Parasole, o Mercado Mundi tem como objetivo aproximar os consumidores dos produtores, em especial os que trabalham com agricultura familiar, compartilhar conhecimentos sobre alimentação com aulas práticas e apresentar cases de sucesso em sustentabilidade. “A exemplo do que já acontece em outros países, como Argentina, França, Itália, entre outros, precisamos assentar bases possíveis para a criação um círculo virtuoso que incorpore ações de promoção da alimentação limpa, de responsabilidade ambiental e social de toda a cadeia produtiva, do produtor ao consumidor”, afirma Nicola Goretti.

Aulas-show
As aulas-show criam um campo fértil para que o público possa conhecer técnicas e produtos utilizados nas cozinhas de chefs renomados, de Brasília e do País, em um encontro de vivências e troca de experiências. Com 160 vagas, as pessoas interessadas em participar devem se inscrever gratuitamente pelo site www.mercadomundi.com.

No primeiro dia do evento, sexta-feira, 23 de novembro, das 15h às 15h40, o Mercado Mundi apresenta a aula-show do chef Renato Caleffi, do restaurante Le Manjue (São Paulo), realiza a aula-show “Práticas de gastronomia funcional”. A seguir, das 17h às 17h40, é a vez do chef David Lechtig, do El Paso Texas (Brasília) apresentar a aula-show “Cozinha mexicana”. Encerrando o dia, das 18h às 18h40, o chef André Castro, do restaurante Authoral (Brasília), comanda a aula-show “Cozinha local e identidade”.

No sábado, 24 de novembro, as aulas-show começam com o chef-pâtissier Daniel Briand, do Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier (Brasília). Das 15h às 15h40, Briand apresenta a aula-show “Pâtisserie francesa”. A programação continua com os chefs André Vargas e Bruno Rappel que apresentam a aula-show “Sous Vide – Cocção em baixa temperatura”, das 16h às 16h40. Na sequência, Das 17h às 17h40, o chef Simon Lau, do restaurante Aquavit (Brasília), apresenta a “Fusão entre a cozinha nórdica e o Cerrado”.

No domingo, 25, a programação começa com o chef brasiliense Marcelo Petrarca, dos restaurantes Bloco C e Lago, que das 14h às 14h40 realiza a aula-show “Cozinha contemporânea”. Das 15h às 15h40, o chef Ville Della Pena abordará a cozinha tradicional italiana e a cozinha contemporânea e ensinará a fazer a “Ciriole alla ternana”, um prato de massa fresca, da cozinha da Úmbria, região central da Itália, vegetariano que pode ser também vegano. Encerrando a programação das aulas-show, das 17h às 17h40, os chefs Alexandre Aroucha e Leônidas Neto, do restaurante Grand Cru (Brasília), apresentam a “Cozinha brasileira contemporânea”.

Conferências
Como parte da programação da segunda edição do evento, o Mercado Mundi traz para Brasília profissionais que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento para conferências. Com 160 vagas, as pessoas interessadas em participar devem se inscrever gratuitamente pelo site www.mercadomundi.com.

Mercado Mundi
Ana Holanda Foto: Lúcio Telles

Na sexta-feira, 23, das 14h às 14h40, a jornalista e editora-chefe da revista Vida Simples escritora Ana Holanda realiza a conferência “Escrita Afetiva”. No sábado, 24, a programação de palestras começa às 13h com a fala da mestre alambiqueira e sommelier de cachaça Elk Barreto. Até as 14h, ela abordará a “Experiência sustentável de sucesso da cachaça orgânica Sanhaçu”, a primeira cachaça orgânica de Pernambuco produzido no primeiro engenho do Brasil a operar com energia solar”. Das 14h às 14h40, o chef Paulo Mello, do restaurante Dona Lenha (Brasília), presidente e fundador do Instituto Ecozinha, fala sobre “A compostagem e a gestão de resíduos: Como ser lixo zero”. Das 18h às 18h40, é a vez de Ailin Aleixo, jornalista de gastronomia do site Gastrolândia, falar ao público sobre “Sustentabilidade e gastronomia”.

No domingo, 25, das 13h às 14h, a especialista em cachaça Elk Barreto retorna ao Mercado Mundi para a palestra sobre a “Experiência sustentável de sucesso da cachaça orgânica Sanhaçu”. Das 16h às 16h40, o chef, pesquisador e coordenador da cadeira de Gastronomia do IESB, Sebastián Parasole fala ao público sobre o “Projeto Iniciativa Bandoneón: Educação Itinerante”, voltado para as pessoas interessadas em conhecer sobre a importância da Gastronomia como ferramenta educacional e os resultados do projeto. Encerrando a programação, das 18h às 18h40, a chef, pesquisadora, proprietária do Restaurante Clandestino (São Paulo) e apresentadora do programa “Receita de viagem” do canal TLC, Bel Coelho fala de “A rede do alimento”.

Mercado Mundi
Bell Coelho Foto: Divulgação


Experiências

Um dos pontos principais do Mercado Mundi é levar ao público a possibilidade de experimentar novas sensações, olfativas, visuais e gustativas. Para conhecer produtos especiais, a organização do evento realizará Experiências em horários especiais. No sábado, 24, acontecem a Experiência Queijo, das 15h às 16h, e a Experiência Café, das 17h às 18h. No domingo, das 15h às 16h, acontece a Experiência Chocolate e, das 17h às 18h, a Experiência Chá. Com 160 vagas, as pessoas interessadas em participar devem se inscrever gratuitamente pelo site www.mercadomundi.com.

Dos aproximadamente 47 estandes e bancas que participam cerca de 90% são de pequenos produtores locais. O púbico poderá adquirir de hortifrútis a embutidos, doces, compotas, queijos, pães, massas, picolés, sorvetes, cafés, chás, cortes especiais de carnes de porco, peixes, produtos orgânicos, sem lactose e sem glúten. Segundo Nicola Goretti, “as pessoas poderão conhecer os produtos que definem nossas tradições alimentares, provar novos sabores e conhecer os produtores das mais variadas mercadorias que consumimos diariamente”. A entrada para o Mercado Mundi é franca e livre para todos os públicos.

Arte instalação
O diretor de teatro e artista visual Fernando Guimarães e o designer floral Rodrigo Resende criaram duas instalações artísticas que tem como eixo principal o impacto ambiental positivo que a produção familiar de hortaliças produz sobre o meio-ambiente. As instalações EXPERIMENTO 1 – roxo e rosa e EXPERIMENTO 2 – verde e amarelo, de Fernando Guimarães e Rodrigo Resende, foram criadas para repolhos e lírios. Uma das hortaliças mais usadas na cozinha, o repolho para além de suas propriedades culinárias, tem propriedades curativas e preventivas.

Mercado Mundi
Aulas-show, mercado de produtores locais e nacionais, experimentações, conferências, lançamento de livro, espaço kids, arte-instalação
Data: 23 a 25 de novembro, das 12h às 22h
Local: Taguatinga Shopping – Brasília
Entrada Franca
Informações: (61) 3364-5987
Inscrições e programação: www.mercadomundi.com