Momento Itália Brasil inicia longa jornada pelo país em outubro.

Fábio Meneghini (Diletto), Giulio Salomoni (Alma Viva), Francisca Romana Diana, Gherardo e Antonella La Francesca (Embaixada da Itália) e Fernando Júnior (Abrasel). Foto: Renato Acha.

Renato Acha

O Momento Itália Brasil (MIB) deu o pontapé inicial na manhã desta quinta (29 de setembro) em uma coletiva de imprensa na Embaixada da Itália, onde estavam presentes diversos parceiros do mega evento que vai ocupar todos os estados brasileiros de outubro de 2011 a junho de 2012.

O embaixador Gherardo La Francesca recepcionou os convidados e fez um pronunciamento em clima informal, onde acentuou a diversidade da programação bem como a semelhança entre os dois países, que amam fazer festas regadas a muita música, gastronomia, fraternidade e arte:

“O MIB vai envolver o país todo e surgiu a partir de muitos amigos e parceiros. O resultado será com certeza muito importante, o que justamente tem muito valor é a parceria com tantas pessoas, porque  a característica do MIB nao é de ser um produto fabricado na Itália e importado para o Brasil. É um produto produzido no Brasil com a ajuda e participação ativa de tantos parceiros, tanto brasileiros como europeus.

Acredito que é importante começar os primeiros agradecimentos a duas pessoas: o Washington Olivetto e o Gilberto Gil. O Washington criou a logomarca do MIB e interpretou de uma maneira formidável a nossa ideia, que é a ideia de parceria, a ideia de duas culturas, de dois povos que produziram ao longo de 500 anos tantas coisas boas, positivas e perfeitas. O Gilberto Gil criou a canção desenvolvendo este conceito. Eu acredito que é muito importante lembrar algo à imprensa. Algumas pessoas disseram que foram coisas contratadas. Não é assim. O Washington Olivetto e o Gilberto Gil fizeram isto por vontade deles. Eu acho que o que eles fizeram pode ser considerado um ato de amor para a cultura e o povo italiano, para a longa história dos italianos e dos brasileiros.

A primeira vez que eu ouvi a canção, eu fiquei comovido de verdade, porque pensei que isto tem um valor importantíssimo, enorme. O fato de uma pessoa como o Gilberto Gil utilizar sua criatividade para celebrar isto é uma coisa que justifica todos os esforços.

Gostaria também de agradecer à Diletto, nosso parceiro que vai apresentar sorvetes com a logomarca do MIB. Isto é sempre uma coisa importante, que pode ser uma causa para o sorriso das crianças. O sorriso me faz lembrar o momento em que encontrei e conversei com Oscar Niemeyer. Eu conversei com ele por quase uma hora e meia e ele me disse uma frase que eu nunca vou me esquecer:  ‘A gente tem que garantir o direito das pessoas sorrirem’. O sorriso é uma coisa que a gente pode procurar muito facilmente. Ninguém pode produzir um sorriso nos outros, felicidade é uma coisa mais difícil, mas o sorriso é algo mais simples.”

Gherardo La Francesca e Fábio Meneghini. Foto: Renato Acha.

A composição de Gilberto Gil foi apresentada à imprensa em primeira mão. Com a marca do violão em um arranjo leve, Gil pronuncia seus versos: “Samba Milano, Nápoli, Salvador, Roma e Rio. Mestre Caymmi, o exemplo melhor, o melhor do que for, mescla Itália e Brasil. Mestre Caymmi, canção do mundo inteiro cantar. Canção da Rainha do Mar. O mar no mar daqui e de lá”, profere Gil seguido da voz da jovem cantora Simona Molinari, cuja bela voz repete os versos em italiano em uma singela interpretação.

A programação do MIB promete arrancar suspiros e sorrisos de brasileiros nos quatro cantos do país. Um belo exemplo é a abertura do evento na Praça Floriano, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, com o espetáculo Ensaio Sobre a Beleza, marcado para às 20:30 do dia 15 de outubro (sábado) em uma apresentação que tem referências que vão de Fellini à contemporaneidade.

A superprodução tem concepção e direção de arte do renomado artista italiano Valerio Festi, que já assinou a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim, a chegada da tocha Olímpica em Macau, na China e o evento da entrada do solstício de verão em São Petersburgo, na Rússia. A produção está à cargo do Studio Festi e possui direção da dramaturga italiana Monica Maimone.

Divulgação.

O espetáculo a céu aberto traz 1.700 metros quadrados de projeção em vídeo mapping sobre o Theatro Municipal e a Câmara dos Vereadores, dois prédios históricos que servirão de cenário vivo para um desfile de máquinas cênicas grandiosas, coreografias e cenas aéreas com a presença de mais de cem artistas brasileiros e italianos, entre acrobatas, dançarinos e atores, com direito a rapel sobre edifícios e esferas voadoras.

“O público assistirá ao espetáculo como se estivesse na primeira fila. Os artistas e o cenário se confundem com a plateia. Esse é o conceito de Ensaio Sobre a Beleza”, afirma Valério Festi.

Uma grande festa que remete à longa tradição italiana na realização de festas, que teve início na Roma antiga e floresceu no Renascimento. Leonardo Da Vinci estudou esta tradição e criou máquinas inovadoras gigantescas que animavam as festas. O que o público brasileiro vai ver no centro do Rio é uma conjunção desta tradição antiga com alta tecnologia.

“A representação festival não é limitada ao entretenimento, ao desfile de belas imagens. Deve dar aos participantes o sentido de pertencimento a uma história entre Itália e Brasil, que se encontrou em muitos momentos e que produziu uma sinergia extremamente positiva”, explica Festi.

A entrada será franca e a expectativa de público é de mais de 45 mil pessoas. A TIM Brasil é a patrocinadora oficial do evento.

Divulgação.

Em Brasília a abertura acontece no dia 12 de outubro (quarta) às 9:00 com a abertura da mostra Maria Bonomi – Da Gravura à Arte Pública no CCBB. A artista italiana de maior renome no Brasil já confirmou presença na exposição que vai reunir cerca de 150 obras, dentre gravuras, esculturas e vídeo. À noite o CCBB sedia o lançamento do selo comemorativo Série Relações Diplomáticas: Momento Itália-Brasil, confeccionado pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT).

Lima Pereira (Presidente da Casa Fiat de Cultura), Paula Sayao (Diretora do CCBB) e Luiz Cesar Rossato (Diretor de programacao do CCBB). Foto: Renato Acha.

A capital recebe o Congresso da Associação Brasileira dos Professores de Italiano, entre os dias 3o de outubro e 3 de novembro, na Universidade de Brasília (UnB). O CineMIB – Venezia Cinema vai de 29 de novembro a 5 de dezembro. Em 5 de novembro acontece o show de música napolitana de Angelica Sepe. No dia 6 de dezembro, a Interni fará uma apresentação sobre a arquitetura italiana no Brasil. Nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2012, os brasilienses poderão conferir a Instalação: “Massimo silenzio” de Giancarlo Neri. No dia 12 de março de 2012 ocorre a Conferência promovida pela Banca d’Italia e Fondazione Carli – Experiência e modelos de desenvolvimento Itália e Brasil”, na Embaixada da Itália. No dia 20 de março de 2012 acontece a abertura da edição Capital Fashion Week dedicada à Itália, com a apresentação da coleção de joias “Un omaggio all’Italia”, de Francesca Romana, na Embaixada da Itália. No dia 30 de junho de 2012 acontece o Desfile de alta Moda Italiana, com transmissão ao vivo na televisão.

A programação ainda não está completamente fechada e ainda prevê novos projetos que ainda devem entrar na pauta. As mostras mais importantes, como Roma – A Vida dos Imperadores, Caravaggio e os Caravaggescos, Giorgio Vasari e a Invenção do Renascimento, Modigliani: Imagens de Uma Vida e De Chirico vão passar por outras cidades. É possível que  a mostra que aborda a obra do surrealista De Chirico venha à Brasília, mas isto depende de uma série de fatores que estão em negociação entre a Casa Fiat de Cultura e os colecionadores e curadores de museus europeus.

A IVECO criou um passaporte com a programação do evento. A Alma Viva apresenta um convite por meio de um avatar de Gilberto Gil em um vídeo que já circula pela internet. Carimbe seu destino e prepare-se para uma viagem infindável entre estas ricas culturas que unem países irmãos.

Francesca Romana Diana e Antonella La Francesca usam a joia com a logo do MIB. Foto: Renato Acha.