Movimento Internacional da Dança ocupa a cidade.

Até 29 de abril.

Final da Batalha de Brea é destaque na programação do CCBB durante o sábado (21). Divulgação.

O Movimento Internacional da Dança vai até 29 de abril com uma programação extensa com renomadas companhias do Brasil e do mundo. No sábado o CCBB recebe artistas do movimento break e a festa oficial do MID 2018, seguido de um espetáculo infantil francês inédito em Brasília. Domingo será a vez das companhias internacionais dominarem a programação em apresentações gratuitas ou com entrada a R$ 10,00 (meia).

A programação será toda gratuita, e incluí a festa oficial do MID, que promete não deixar ninguém parado. O evento “Vem dançar com a gente!” traz uma programação eclética para o Centro Cultural Banco do Brasil e terá como destaque coreografias de curta duração, Black Music sob o comando da DJ Doona, food trucks e promete botar todos para dançar com aulas abertas e gratuitas ao longo da tarde e noite. O dia também marca a abertura da exposição “Retrospectiva Jean-Michel Basquiat”. As finais da Batalha de Break também vão animar os presentes, a partir das 11h, com artistas do movimento break que já representam a dança de rua em várias regiões do DF e de fora. Na ocasião, os 16 melhores trios vão disputar o título de melhor dança de rua.

Espetáculo infantil Partituur agita a criançada no MID neste sábado (21).

Para os pequenos, o espetáculo Partituur da Cia. Malka (França) promete trabalhar a linguagem do corpo de uma forma lúdica. Acontece em três horários: 15h, 17h e 19h, e traz para o público um jogo performativo para crianças a partir de 7 anos de idade, que envolve uma coreografia social sem distinção entre espectadores e artistas e com a participação de todos. Na montagem, os papéis dos participantes mudam constantemente por meio de estímulos enviados por head phones invidividuais. Cada criança recebe o seu fone de ouvido por onde são enviadas perguntas, músicas e questões instigantes que devem ser respondidas corporalmente. Questões de identidade, escolhas pessoais e coletivas, representação, engajamento e desejo são constantemente propostas através da brincadeira. É uma das raras peças conceituais de coreografia essencialmente feitas para crianças que consegue criar um ambiente divertido para a reflexão.

Além disso, as coreografias do Palco Aberto 2 movimentam o dia, entre elas, Resiliência, Socialize e Massa Charme, que trabalham as manifestações culturais do corpo, com a influência de movimentos como o hip hop, o freestyle hip hop dance, break dance, aproximando a dança periférica do contexto urbano.

No domingo, três belas coreografias internacionais são destaque no CCBB: o francês Black Belt, com a temática da África em movimento e suas raízes, e o israelita Red Belt, que trabalha os sentidos da pele constituintes da experiência humana que compõem um único espetáculo. O costa riquenho Sórdito aborda a racionalidade e a linguagem corporal. Entre os grupos do DF, a ASQ Cia. de Dança realiza a performance resultado de sua oficina aberta a todos. A intervenção Sacolas na Cabeça propõe uma reflexão crítica, sobre a realidade mercantilista do mundo e o sistema capitalista.

A intervenção urbana “Sacolas na Cabeça” traz uma reflexão crítica sobre o capitalismo na sociedade e é um dos destaques do domingo (22).

Serviço: MID no aniversário de Brasília
Data: 21 e 22 de abril
Local: CCBB (Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 2)
Informações: (61) 3108-7600
Ingressos: R$ 10,00 (meia-entrada) e gratuito* (a depender da programação).
Para os espetáculos realizados no CCBB haverá vendas pelo site www.eventim.com.br e na Bilheteria do CCBB, de Terça a domingo, das 9h às 21h
Senhas distribuídas com 1 hora antes da apresentação.
A programação do dia 21 de abril será toda gratuita
Informações: movimentoid2018@gmail.com
A programação completa pode ser conferida em: www.movimentoid.com.br