O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro no olhar de Mila Petrillo.

Até 23 de setembro.

Divulgação.

O projeto Por outras lentes vai recuperar e digitalizar aproximadamente 10 mil imagens do acervo pessoal de Mila Petrillo. São quarenta anos de carreira da fotógrafa que podem ganham uma prévia com a mostra “Momento em Movimento”, em exibição no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Cine Brasília) até 23 de setembro, com curadoria de Sergio Moriconi.

A memória de uma nação, de uma cidade ou de um evento se faz a partir de histórias registradas e vestígios que as personagens deixam pelo caminho. O projeto “Por outras lentes” resgata boa parte dessa rica memória, apresentando ao público uma preciosa leitura dos acontecimentos emblemáticos da cena cultural de Brasília, toda registrada pelas lentes de Mila Petrillo, que, desde meados dos anos 80, atuou como repórter fotográfica dos principais veículos da imprensa candanga e nacional.

Hoje com mais de 300 mil negativos preservados em seu acervo pessoal, a artista se deu a missão de levar à cidade parte dessa jornada. Para isso, 3,5% de seu material será resgatado e digitalizado. O primeiro resultado desse processo será a exposição “Momento em Movimento”, que conta com registros históricos de grandes nomes e produções que passaram pelo tapete e telas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com marcantes retratos que figuram, inclusive, no imaginário do cinema nacional.

“Por outras lentes” contará ainda com um dia especial de visitação voltado a pessoas com deficiência. A visita guiada contará com facilitadores para o grupo selecionado.

Exposição “Momento em movimento” de Mila Petrillo
Até 23 de setembro
Local: Área externa do Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul)
Visitação: todos os dias, das 10h à 0h
Coquetel de lançamento: 17 de setembro (segunda) às 19:30
Acesso livre.