Mila Petrillo abre a exposição “Ato, Teatro e Dança” no Museu Nacional.

Até 30 de junho.

Márcia Duarte. Divulgação.

A mostra Ato – teatro e dança por Mila Petrillo ocupa a Galeria Acervo do Museu Nacional Honestino Guimarães de 17 de abril a 30 de junho. Recentemente a fotógrafa fez sucesso na exposição “Momento em Movimento”, realizada durante o 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Agora o foco é a cena teatral. A curadoria está a cargo de Carmem Moretzsohn e expografia é assinada pelo artista plástico, jornalista e escritor, Bené Fonteles.

Hugo Rodas.

O projeto tem como objetivo recuperar e digitalizar cerca de 10 mil imagens do acervo pessoal de Mila Petrillo. A primeira exposição, com fotos de momentos marcantes do FBCB, somou-se à última edição do festival tornando a área externa do Cine Brasília um grande telão para as valiosas memórias registradas pela artista.

Udi Grudi.

Desta vez são momentos e artistas dos palcos do Distrito Federal que ganham holofotes. Em “Ato – teatro e dança por Mila Petrillo”, imagens marcantes das artes cênicas ganharão vida nas paredes do Museu Nacional em diversos formatos. É uma exposição que retrata a produção cênica de Brasília do período de 1985 até o ano 2000 – espetáculos que, inevitavelmente, refletiam momentos político-sociais intensos no Brasil – pelas lentes de Mila, relembrando algumas das montagens e dos personagens marcantes para a cena de Brasília. Segundo a curadora, Carmem Moretzsohn, as fotos foram cuidadosamente selecionadas e têm como objetivo levar ao público um pouco da emoção expressada por cada artista.

William Ferreira.

“O grande barato da Mila é ter um cuidado com a composição da luz e com o desenho da foto. Ela consegue captar o movimento muito bem. Eu quis pegar fotos que valorizassem esse talento de captar a emoção da cena. É uma emoção carne viva, sem filtro. Ela procura a expressão pura do ator/bailarino em cena para registrar e isso é um grande diferencial”, reforça.

Dora Wainer.

Além da exposição, o projeto também prevê o lançamento de um livro, que acontecerá no dia 17 de maio. O livro contará com muitas das imagens recuperadas e digitalizadas pelo projeto e textos do jornalista e escritor Severino Francisco e poderá ser adquirido no lançamento.

Exposição “Ato – teatro e dança por Mila Petrillo”
De 17 de abril a 30 de junho
Galeria Acervo – Museu Nacional Honestino Guimarães
Visitação: terça a domingo, das 9h às 18h30
Informações: (61) 3325-6410.

Lançamento do Livro “Por outras lentes”
17 de maio, às 19h
Galeria Acervo – Museu Nacional Honestino Guimarães.