Milan Dusek revê carreira em catálogo e mostra.

BSB_IN_THE_SKY_DIAMONDS

Renato Acha

A carreira de Milan Dusek ganha um importante marco com o lançamento do catálogo virtual “Milan Dusek – obra gravada”celebrado com a exposição homônima, de 11 a 28 de março, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), na Universidade de Brasília. A mostra apresenta uma seleção concisa das várias fases do artista e tem abertura no dia 10 de março, às 19 horas, com a presença do artista e família.

O artista, nascido na antiga Tchecoslováquia, tem 90 anos, com mais de 70 deles dedicados à arte. Explorou diversos estilos, técnicas e linguagens como o desenho, pintura e escultura. Mas foi na calcogravura onde teve sua maior identificação. Seu fascínio pelo buril na chapa de cobre e a ação do ácido no metal resultou em obras memoráveis.

Como a maior parte de sua produção permanece inédita ao público, o catálogo pretende sanar esta lacuna ao apresentar 180 trabalhos realizados entre 1959 e 2001, além de ensaios críticos e depoimentos de artistas plásticos entusiastas do mestre.

Milan Dusek mudou-se para Brasília em 1972 e passou a adotar temas perenes, que vão desde a vegetação distorcida do Cerrado até o protesto político sutil, em um olhar que transcende a capital retratada em cartões postais. O artista cria paisagens urbanas muito peculiares, como “BSB in the sky with diamonds”.

 

Serviço: Milan Dusek – obra gravada
Abertura da exposição e lançamento do catálogo virtual: 10 de março (segunda), às 19 horas
Visitação: De 11 a 28 de março, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Local: Memorial Darcy Ribeiro – Beijódromo, campus da Universidade de Brasília (ao lado da reitoria). Acesso livre.
Informações: 3107-0585.
Classificação indicativa livre.

Foto: BSB in the Sky with Diamonds. Divulgação.