“Estudo para Missa para Clarice – Um espetáculo sobre o homem e seu Deus” estreia no CCBB.

De 15 a 25 de junho.

Foto: Leonardo Alvim.

Brasília recebe o espetáculo Estudo para Missa para Clarice – Um espetáculo sobre o homem e seu Deus no Teatro I do CCBB de 15 a 25 de junho. O culto artístico de Eduardo Wotzik trata de Teatro, a segunda arte, e o sistema religioso, conectados por seus rituais, pelo silêncio, o vazio, a sede de saber, a curiosidade e o desejo de servir ao outro. Desenvolvido a partir da obra de Clarice Lispector, os fragmentos que compõem a apresentação foram extraídos e editados pelo diretor Eduardo Wotzik, à medida que ele aprofundava sua leitura. Nas páginas, estava uma autora humanamente conectada com seu Deus, com uma clareza impregnante, o que empurrou Eduardo na direção de comungar seus silêncios com o público.

“Estudo Para Missa Para Clarice – Um espetáculo sobre o homem e seu Deus” congrega arte e religião em um único acontecimento. Munido das palavras e pensamentos de Clarice, Wotzik construiu uma liturgia própria e um culto artístico que transformam o espaço teatral em local de adoração e meditação sobre a condição humana. Será uma curta temporada com, ao todo, oito apresentações, e estreia para o dia 15 de junho, de quinta à domingo, sempre às 20h, no teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília (CCBB/DF).

Para receber os espectadores, a peça traz um arauto e duas beatas claricianas, vividas pelas atrizes Cristina Rudolph e Natally do Ó, que organizam, professam e processam as palavras de Clarice. Assim como acontece nos templos religiosos, seguindo um missal (que também tem uma versão em braile), o público senta, levanta, reza, lê, canta e respira junto.

“Sei que o mundo não vai mudar por minha causa, nem por causa do meu Teatro, mas eu prefiro acreditar que sim. Os artistas que conheço, todos, tem uma chama visceral de dizer algo a alguém. Um desejo ingênuo de perpetuar. “Para que vivemos? Onde estamos? Para onde vamos?” Desde Sófocles, o Teatro existe para comungar essas dúvidas. Assim o entendo. Esse espetáculo é uma celebração do “Sim”. Um projeto que nasce do “impulso e da necessidade”. Puro afeto. Pelo Teatro, pela Clarice, por mim, pela investigação, pelo gosto bom. Nasce da necessidade de se reinventar a profissão. De gritar pro mundo. De sobreviver “apesar de”. De uma “angústia que insatisfeita é a criadora de minha própria obra”, afirma Eduardo.

A montagem do diretor celebra o sagrado na obra de Clarice Lispector e se transformou em um daqueles espetáculos necessários e, como tal, tem cumprido sua função: comungar a dúvida. “Estudo Para Missa Para Clarice – Um espetáculo sobre o homem e seu Deus” lembra ao público sua humanidade e provoca catarse. Uma catarse apolínea, meditativa, que “costura pra dentro”, como quis a autora. Além disso, é também uma pesquisa artística e uma grande comunhão. Um culto que professa e processa as palavras de Lispector através da pregação de um ator, um aprendizado diário, uma anamnese sobre como vão os Homens, como caminha a humanidade. Uma apresentação reflexiva e divertida. Uma missa como jamais se viu.

Foto: Ricardo Brajterman.

Serviço: Estudo Para Missa Para Clarice
Data: De 15 a 25 de junho – com exceção do dia 23
Horário: Primeira semana (15/06 -18/06), de quinta a domingo, às 20h.
Segunda semana (21/06 – 25/06), de quarta a domingo, às 20h
Local: Teatro I do CCBB (SCES Trecho 2, Lote 22)
Preço: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 80 minutos
Informações: (61) 3108-7600.