Festival MixBrasil ocupa o Cine Brasília com entrada franca.

Teus Olhos Meus. Divulgação.

O Festival MixBrasil vai de sexta a domingo (9 a 11 de dezembro) no Cine Brasília, com entrada franca. São três longas e três programas de curtas, inclusive com uma matinê dominical (11) com o “Mix Jovem”, cuja abordagem trata o universo da descoberta da sexualidade entre adolescentes.

Uma das produções fala sobre a capital: “A arte de andar pelas ruas de Brasília“, de Rafaela Camelo, premiado com a Melhor Direção de Arte pela mostra de São Paulo. Outro filme que merece ser vistos é o elogiado “Teus Olhos Meus”, de Caio Soh, onde um jovem órfão, criado pelos tios, vive uma relação poética com um produtor musical.

Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria a partir de 30 minutos antes das exibições.

Programação:

Sexta 09/12 (Abertura)

21h – Teus Olhos Meus (Caio Sóh/ 2011/ Brasil/ 105 min)

E se a vida tropeçasse no destino? E se a felicidade fosse encontrada justamente em um lugar impossível de imaginar? Quanto podemos nos permitir ao novo sem medo de abandonar o passado? Gil é um jovem de 20 anos, questionador de si e do mundo, órfão criado pelos tios. Seu estilo de vida regado a violão, poesia e álcool gera uma guerra familiar fazendo com que gil vá embora de casa. Com o violão nas costas, sem rumo, dinheiro ou retaguarda de amigos, Gil conhece Otávio, um produtor musical que mudará seu destino para sempre.

Sábado 10/12

19h – Mostra Competitiva Brasil I (Programa de curtas 94 min)

A mais forte seleção de curtas nacionais de todos os tempos complicou bastante a escolha de apenas 11 curtas para a mostra competitiva brasil deste ano. A seleção de filmes traz uma impressionante diversidade de temas e olhares: tédio e sexualidade na terceira idade, descoberta da paixão e desejo na adolescência, romance e aceitação entre bofes e travestis, dramas de casais de lésbicas de idades diferentes e gays com interesses diferentes. São paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, bahia, Paraíba e Distrito Federal estão representados. Os curtas desta mostra estão competindo pelo coelho de ouro, de melhor curta nacional, e coelhos de prata nas categorias direção, interpretação, roteiro, fotografia e direção de arte, escolhidos por um júri de bacanas. Essa competitiva é base do programa cine Mixbrasil no Canal Brasil e seus curtas rodam o mundo Nos vários festivais de cinema gay parceiros e fazem parte da itinerância do festival, apresentada em dezenas de cidades brasileiras no próximo ano.

21h – Gayxample (Giuseppe Storelli/ 2010/ Espanha/ 129min)

Gayxample. Divulgação.

Gayxample é um reflexo da vida gay cotidiana, com cenas de todo o universo homossexual, com suas alegrias e tristezas. Uma visão realista, que trata com respeito e graça as estórias vividas na Eixample, ou “Gayxample”, bairro de Barcelona com forte freqüência de gays e lésbicas que renderam esta web série. Gayxample quer entreter e, ao mesmo tempo, deixar uma marca no espectador. Todo mundo, seja direta ou indiretamente, irá se identificar com um dos personagens.

Domingo 11/12

16h – Mix Jovem (Programa de curtas 83 min)
Curtas que retratam a descoberta da sexualidade na infância e adolescência e mostram como os jovens pensam e vivem. Filmes leves e divertidos que educam e conscientizam.

18h – Mostra Competitiva II (Programa de curtas 88 min)

20h – Olhe para mim de novo (Kiko Goifman e Cláudia Pricilla/ 2011/ Brasil/ 77 min)

Olhe para mim de novo. Divulgação.

O transexual Silvyio Luccio sai em busca de uma solução para o desejo de que ele e sua esposa possam ter um filho legítimo dos dois. Durante essa trajetória em cidades do sertão nordestino, a sua história e a de outros com quem cruza no caminho são contadas, revelando um pouco da vida daqueles que estão à margem da sociedade.

Serviço: Festival Mix Brasil

Data e horários: Dia 9 de dezembro, às 21hs; dia 10, às 19 e 21hs e dia 11, às 16, 18 e 20hs.
Local: Cine Brasilia

Entrada Franca.