Moitará – Programa de Trocas Culturais ganha festa de encerramento no Memorial dos Povos Indígenas.

Foto: Alice Fortes. Divulgação.
Foto: Alice Fortes. Divulgação.

As paredes do Memorial dos Povos Indígenas ganharam pinturas corporais tal qual uma pele pronta para o rito. O monumento de Oscar Niemeyer recebeu o pioneiro projeto Moitará – Programa de Trocas Culturais, que segue o fundamento da comunicação promovida pelas trocas espontâneas, hábito inerente aos povos do Xingu e uma marca entre muitos povos ancestrais do Brasil.

O Projeto Moitará foi concebido por Ailton Krenak, Anna Dantes e Ernesto Neto, com base nas trocas culturais e na abertura de um campo de conhecimento que reafirma a força dos povos indígenas brasileiros, ao unir etnias em torno de sua terra comum, consagrada no Memorial dos Povos Indígenas, ponto de encontro da força desta manifestação cultural atávica, com foco nas áreas da Arte, Canto, Cinema e Literatura.

Foram dois meses de um rico intercâmbio que promoveu o encontro de grupos de vários estados e etnias, como Tukano (AM), Krenak (MG), Kaxiri Xocó (AL), Huni Kuin (AC), Guarani (SP), Wapichana (RR), Guajajara (MA), Yawanawá (AC), Xavante (MT), Karajá (PA-TO), Katukina (AC), Fulni-ô (PE), Ashaninka (AC), Waiwai (PA), e Saterê-Mawé (AM), dentre outras.

O projeto Moitará – Programa de Trocas Culturais encerra o ano de 2015 com uma celebração nesta quinta (17 de dezembro), no Memorial dos Povos Indígenas, que vai contar com as presenças de Ailton Krenak, Anna Dantes, Ernesto Neto e Álvaro Tukano.

A programação traz a apresentação cultural Awarau – Dança do Arco, com os indígenas dos povos Yawalapiti, Kalapalo, Trumai e Waujá, habitantes do Parque Indígena do Xingu (MT). A noite continua com os Cantos da Floresta, com Benki Ashaninka, liderança indígena do povo Ashaninka e criador do Centro Yorenka Ãtame – Escola dos Saberes da Floresta, que visa a formação de Agentes Agro-Florestais, tanto de origem indígena quanto ribeirinha. Benki Ashaninka é pajé, cantor e compositor, com criações nas línguas Aruak e Portuguesa. Sua vida é dedicada à preservação dos saberes ancestrais, e à defesa da floresta.

Vídeos com Benki Ashaninka:

https://www.youtube.com/watch?v=r8kGcM8TW_0

Benki Ashaninka. Foto: Darrell Posey. Divulgação.
Benki Ashaninka. Foto: Darrell Posey. Divulgação.

Serviço: Festa de Encerramento do Projeto Moitará – Programa de Trocas Culturais
Local: Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental Oeste)
Data: 17 de dezembro (quinta) às 19 horas
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: Facebook.com/ Moitará – Programa de Trocas Culturais

https://www.youtube.com/watch?v=r8kGcM8TW_0