Mostra de Cinema Croata chega ao Cine Brasília com entrada franca.

De 15 a 21 de junho.

O menino misterioso. Divulgação.

A Mostra do Cinema Croata chega ao Cine Brasília (EQS 106/107 sul) de 15 a 21 de junho, com entrada franca. O público pode conferir programas com longas e curtas da Croácia. Confira a programação.

Abertura:
15 de junho (quinta) às 20 horas:

SELEÇÃO DE CURTAS:

AUTOFOCO (AUTOFOCUS)
Dir. Boris Poljak, curta-metragem, documentário, 2013, 26 min.
Quais são nossas expectativas sobre passeios turísticos? Ao escolher como destino turístico extremamente popular uma pequena igreja do século 12 perto de Zadar, a câmera de Poljak testemunha a transformação desse passeio em um reality show, no qual os visitantes se tornam atores de uma peça.

UM AMNÉSICO NA PRAIA (AMNEZIJAK NA PLAŽI)
Dir. Dalibor Barić, curta-metragem experimental, 2013, 24 min.
Por que deixar que uma identidade fixa limite nosso ser? Agora podemos dar a vocês o presente mais precioso de todos: “A experiência da quase vida”, uma colagem pop-cultural psicodélica que explora até que ponto B-filmes, revistas e músicas criam o que queremos e moldam o que somos.

BLA (BLA)
Dir. Martina Meštrović, curta-metragem, animado, 2013, 8 min.
Como transmitir conhecimento em um mundo cheio de distrações?
Este filme feito no espírito encantador do legado da Escola de Animação de Zagreb ocorre em “um presente distante” e é uma crítica ao moderno sistema educacional que absorve a individualidade e a transforma em padrões.

A GAROTINHA (BALAVICA)
Dir. Igor Mirković, curta-metragem, ficção, 2013, 15 min.
Os primeiros romances ganham fervor no verão em uma cidade do Mediterrâneo. Ser jovem e estar de férias é o cenário ideal para experimentar beber, fumar e subir em telhados. Mas o nosso herói, um queridinho de 11 anos, ainda tem mais frutos proibidos do que esses para experimentar.

O BONITÃO (LJEPOTAN)
Dir. Saša Ban, curta-metragem, ficção, 2013, 15 min.
Amor significa nunca precisar dizer que você não é bonito. Esse é o caso de um coadjuvante na filmagem de um comercial de TV, cuja namorada recebe a ordem de classificar as pessoas por sua aparência: bonitos na frente e feios atrás! Uma peça de humor para ver sem óculos com de rosa.

TELETRANSPORTADOR ZOVKO (TELEPORT ZOVKO)
Dir. Predrag Ličina, curta-metragem, ficção, 2013, 17 min.
Uma comédia de ficção científica com um tom satírico baseada em uma história real que aconteceu em junho de 2048. Uma família comum de classe média quer usar o meio de transporte de última geração – o teletransportador – para chegar ao seu destino de férias em apenas quatro segundos. No entanto, em um país ainda em transição, o futuro não é o que parece ser.
O NANICO

NAJMANJI
Dir. Tomislav Soban, curta-metragem experimental, animado, 2013, 15 min.
Pode uma pessoa desaparecer abaixo do nível de audibilidade?
Entre mistérios, um conto de fadas e um ensaio sobre o som, esta versão de Peter Pan do diretor Šoban, é de dar arrepios, e um curta para refletir!

O VEREDITO (PRESUDA)
Dir. Djuro Gavran, curta-metragem, documentário, 2013, 11 min.
Por meio de uma série imagens, o filme documenta a erupção de emoções desencadeada por um evento de teor político. Um filme que retrata impulsos irracionais por trás de visões nacionalistas.

LIMIARES (PRAGOVI)
Dir. Dijana Mladjenović, curta-metragem, ficção, 2013, 13 min.
Não tentar impedir um crime é crime?
Na estreia de Dijana Mlađenović como diretora, expulsões forçadas de cidadãos “inadequados”, no início e no meio da década de 90’, na Croácia, questionam a noção de contentamento em tempos desafiadores quando a linha entre o certo e o errado se deforma.

O caminho de Halima.

SELEÇÃO DE LONGAS

16 de junho (sexta) às 19 horas:

O CAMINHO DE HALIMA (HALIMIN PUT)
Dir. Arsen Anton Ostojić, ficção/drama, 2012, 93min.
O Caminho de Halima conta a trágica história, porém inspiradora de uma corajosa e forte mulher muçulmana, Halima. Ela tenta, sem sucesso, encontrar os restos mortais de seu filho morto na Guerra da Bósnia e enterrado em uma das muitas sepulturas coletivas. Halima percebe que para encontrar seu filho precisa localizar uma sobrinha que tem uma misteriosa conexão com ele. Depois de encontrá-la, Halima descobre uma verdade terrivelmente assustadora.

17 de junho (sábado) às 19 horas:

REFEIÇÕES EM FAMÍLIA (NIJE TI ŽIVOT PJESMA HAVAJA)
Dir. Dana Budisavljević, documentário/drama, 2012, 50min.
Durante uma série de cafés da manhã e almoços, os segredos da família há muito tempo enterrados vêm à tona quando a mãe, o pai e seus dois filhos adultos tentam falar sobre as coisas que realmente importam, mas que nunca antes foram discutidas. A família aborda seus sentimentos em relação a vários temas como o estilo de vida hippie, homossexualidade, doenças, guerra, culinária e a misteriosa Vovó Veneno… A narrativa em primeira pessoa de Budisavljević oferece histórias precisas, ricas em idas e voltas com o intuito de retratar uma família que enfrenta momentos desafiadores sem perder a esperança de conseguir paz de espírito nos tempos vindouros.

18 de junho (domingo) às 19 horas:

O MENINO MISTERIOSO (ZAGONETNI DJEČAK)
Dir. Dražen Žarković, ficção/mistério/aventura/filme infantil, 2013, 88min.
O Menino misterioso é o segundo filme de uma série de histórias bem sucedidas sobre um inteligente menino de 14 anos, Koko, e seu grupo de amigos. Em meio às suas aventuras, essa turma resolve um mistério após o outro. Nesta história, um novo estudante com um comportamento estranho chega à escola e Koko, Tomo e sua colega de classe, Marijana, tentam descobrir quem ele é verdadeiramente. Mas será que eles estão à altura dessa tarefa ou a resposta para esse enigma é mais assustadora do que eles possam imaginar?

19 de junho (segunda) às 19 horas:

COWBOYS
Dir. Tomislav Mršić, ficção/comedia, 2013, 105min.
Em uma pequena cidade, uma peculiar companhia de teatro, uma assembleia de anti-heróis, perdedores, vagando sem rumo e aparentemente perdida no espaço e no tempo, está prestes a montar uma peça inspirada nos clássicos do Velho Oeste de Hollywood. Guiados por um diretor desiludido, eles serão forçados a lutar contra seus demônios e superar os preconceitos entre si.

21 de junho (quarta) às 19 horas:

CARA A CARA (VIS-À-VIS)
Dir. Nevio Marasović, ficção/drama, 2013, 80min.
Um diretor está desenvolvendo um novo filme, uma história sobre um estranho relacionamento entre pai e filho. Para trabalhar no roteiro, o diretor decide convidar o ator que interpreta o filho para se juntar a ele em uma remota ilha no sul do mar Adriático. Quando o inverno lentamente chega à ilha isolada, pai e filho enfrentam inesperadamente suas próprias frustrações e medos, os quais se entrelaçam com a trama do filme de uma forma muito peculiar.

Cara a cara.

Serviço: Mostra de Cinema Croata
Data: De 15 a 21 de junho
Local: Cine Brasília (EQS106/107 sul)
Entrada franca
Informações: Embaixada da República da Croácia: (61) 3248-0610.