O cinema produzido no Nordeste tem mostra gratuita na internet

De 1 a 10 de abril.

“Niéde”. Divulgação.

Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste acontece de 1 a 10 de abril via mostraccn.art.br A programação conta com mais de 40 filmes que focam no cinema produzido no Nordeste.

São curtas e longas-metragens divididos em dez programas. No primeiro dia a Masterclass com o cineasta e pesquisador Marcelo Ikeda com mediação do jornalista João Paulo Barreto sobre a produção cinematográfica contemporânea do Nordeste. A mostra ainda traz os seminários: “Walter da Silveira: O Pensamento Crítico Cinematográfico como defesa do Cinema Brasileiro” com a pesquisadora e professora do curso de cinema da UFRB Cyntia Nogueira e o crítico de cinema João Paulo Barreto. E outro seminário que faz parte da programação é ”Caixa d’água, quilombo é esse? e a importância da memória para a reconstrução da imagem do povo preto?” com as cineastas Everlane Moraes e Luciana Oliveira.

“Swingueira”.

A mostra também conta com curso, oficinas e consultoria ligadas a área cinematográfica. O curso “Introdução à cinefilia: pensamento crítico e curadoria” será aplicado pelo crítico de cinema Adolfo Gomes. Já a artista visual e cineasta Lia Letícia ficará à frente da oficina de Videoarte. E pela primeira vez a mostra oferece consultoria de roteiro para curta-metragem tendo a cineasta Ceci Alves como mentora.

A IV Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

“Canto dos Ossos”.

Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste
De 1 a 10 de abril
Assista online: mostraccn.art.br