Mostra de Curtas de Brasília com entrada franca.

A Menina Espantalho. Divulgação.

A Mostra de Curtas de Brasília acontece nos dias 1º, 8 e 15 de novembro no Teatro do Brasília Shopping. Os filmes escolhidos pelo curador Maurício Witczak abordam temas diversos do cotidiano por cineastas brasilienses. As sessões ocorrem sempre às quintas, às 20 horas, com entrada gratuita.

Programação:

Dia 1º de novembro

– “Sagrado coração” – de Cauê Brandão.

Sinopse: Após sair da prisão, Paulo tenta se reaproximar da família, mas logo percebe que não será tão simples deixar o passado pra trás.

– “Nada consta” – de Santiago Dellape.

Sinopse: Entra e sai ano e o pesadelo burocrático brazuca continua! Nessa ficção científica tropicalista, nosso futuro pode até ter viagem à lua e teletransporte, mas tem também cartório, fila, confusão…

– “A menina espantalho” – de Cássio Pereira dos Santos.

Sinopse: Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro. Quando Pedro ingressa na escola, ela quer acompanhá-lo, mas é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, Luzia busca outros caminhos para aprender a ler.

– “Momento trágico” – de Cibele Amaral.

Sinopse: Júlio, abandonado pela esposa Emília durante uma sessão de terapia de casal, decide contratar o atrapalhado e subempregado amigo Santana para espiar a mulher no grupo de terapia que ela frequenta.

Dia 8 de novembro:           

– “A obscena senhora D” – de Catarina Aciolly

Sinopse: No emaranhado de perguntas sobre a existência, a escritora Hilda Hilst desenha na personagem Hillé, a Senhora D, um diálogo com Ehud, seu marido morto e questiona a presença de Deus, numa busca incessante.

– “Maria lenk- A essência do espírito olímpico” – de Iberê Carvalho.

Sinopse: Documentário narra a trajetória da atleta que, aos 17 anos, tornou-se a primeira sul-americana a participar das Olimpíadas, em 1932, na cidade de Los Angeles. Lenk seguiu quebrando recordes na modalidade até os 92 anos de idade.

– “Brasília” (Título provisório) – de J. Procópio.

Sinopse: Edu é um curta-metragista com um argumento: a construção de Brasília fracassou, todos abandonaram as obras pela metade e quarenta e cinco anos depois um antropólogo, uma arquiteta e um documentarista fazem uma excursão arqueológica às ruínas da construção.

– “A vingança da bibliotecária” – de Santiago Dellape.

Sinopse: Jamais perturbe o silêncio de uma biblioteca, ou despertarás a fúria da bibliotecária decrépita. Filmofagia de signos do imaginário terrorífico universal.

Dia 15 de novembro:

– “Enfim sós” – de Rafael de Andrade

Sinopse: Julia e Gabriel descrevem a noite em que ficaram juntos pela primeira vez, porém as duas versões são bastante diferentes.

– “Uma carta para Clarice” – de Thiago Maroca.

Sinopse: Clarice é uma linda garota que vive focada em seus estudos com o sonho de ir morar fora, mas o acaso faz o seu destino correr o risco de não se realizar.

– “Bumba seu Teodoro meu boi” – de Pedro Lacerda.

Sinopse: Documentário sobre Seu Teodoro Freire, mestre da cultura popular e principal idealizador do Bumba-meu-boi no Distrito Federal.

– “O golpe no mestre” – de Cláudio Moraes.

Sinopse: Pendurados em um balancim na fachada de um prédio de luxo no qual limpam vidraças, dois operários contam seus sonhos, caso ganhem na mega-sena.

Nada Consta. Divulgação.

Serviço: Mostra de Curtas de Brasília
Data: 1º, 8 e 15 de novembro de 2012
Horário: 20 horas
Local: Teatro Brasília Shopping
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: (61) 2109-2122.