Centro de Dança apresenta mostra de resultado de residência artística com Semolina Tomic.

31 de agosto.

Centro de Dança do Distrito Federal
Anarchy Foto: Patrícia Almeida

Nesta sexta-feira, 31 de agosto, às 15h, o Centro de Dança do Distrito Federal apresenta a mostra de resultado de residência artística com a artista croata-espanhola Semolina Tomic. Trinta artistas de Brasília foram selecionados para esta experiência focada na pesquisa e criação de trabalhos solísticos de performance e estão vivenciando este convívio dos dias 27 a 30 de agosto. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

Semolina Tomic é o nome artístico de Julijana Tomic Fajdetic, criadora e performer multidisciplinar. Nascida em 1966 na Croácia, vive na Espanha desde 1985. Formou-se como performer e dançarina no Instituto Osijek de Teatro (Croácia), estudou dança clássica e contemporânea em La Fàbrica (Espanha) e performance, dança e técnica de Alexander na School for New Dance and Theatre Development (Holanda). Também estudou música e diversos instrumentos musicais, sendo especializada em bateria. Semolina fundou a Antic Teatre Espai de Creació, em Barcelona, em 2003, sendo sua diretora artística desde então. Entre 1995 e 2003, foi atriz, coreógrafa e criadora da companhia de teatro La Fura dels Baus. Em 1998, criou sua própria companhia, a Semolina Tomic. Desde 2016, tem feito turnês internacionais com a companhia de teatro Societat Doctor Alonso.

A residência se inspira no espetáculo “Anarchy”, da Societat Doctor Alonso, performado pela artista, para trabalhar a construção e prática de solos performáticos, tanto na atuação quanto na direção das obras. O estudo de processos criativos busca explorar corpo, voz e escrita, numa busca de linguagens próprias e com uso de diferentes ferramentas.

Residência Artística com Semolina Tomic
Data: 31 de agosto, às 15h
Local: Centro de Dança do Distrito Federal