Mostra Geração Beat chega ao cinema do CCBB.

De 11 de julho a 1º de agosto.

heart beat
Confira os filmes:

A mostra Geração Beat ocupa o Cinema do CCBB de 11 de julho a 1º de agosto. A programação traz curtas, médias e longas-metragens, como a revolução estética e comportamental operada por esses escritores foi traduzida pela sétima arte.

Serão exibidos 34 filmes, dentre adaptações de alguns dos principais títulos da Beat Generation, documentários sobre obras e autores, além de filmes cujo enredo dialoga diretamente com essa literatura – que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1940 e destacou-se pela escrita coloquial, repleta de gírias e neologismos, escrita espontânea e visceral, e por apresentar personagens marginais como protagonistas (andarilhos, garotas de programa, viciados, etc.) – eles, sim, um retrato autêntico do país.

Na mostra, que conta com curadoria da produtora de cinema Roberta Sauerbronn, poderão ser conferidos desde documentários inéditos no Brasil, como Com amor, Carolyn (2011) e American road (2013), até as versões cinematográficas dos clássicos Almoço nu (Mistérios e paixões, de 1991, assinado por David Cronenberg) e On the road (Na estrada, de 2012, dirigido por Walter Salles). Também na programação estão curiosidades como o clássico sueco Häxan – A feitiçaria através dos tempos (filme de 1922 que, relançado em 1968, ganhou pitoresca narração de William Burroughs) e uma seleção de curtas pouco conhecidos do premiado diretor Gus Van Sant, cineasta cuja filmografia está repleta de anti-heróis beat.

A programação contará, em 13 de julho, com uma master class sobre os principais nomes da Beat Generation ministrada por Claudio Willer, poeta, ensaísta, crítico e tradutor paulistano responsável pela tradução para o português de livros de, entre outros, Lautréamont, Antonin Artaud e dos beats Allen Ginsberg e Jack Kerouac.

Drugstore Cowboy. Divulgação
Drugstore Cowboy. Divulgação

Filmes:

Longas-metragens:

Häxan – A feitiçaria através dos tempos (Häxan) (1922)
Direção: Benjamin Christensen. Com Benjamin Christensen, Clara Pontoppidan, Oscar Stribolt, Astrid Holm e Maren Pedersen. Suécia, documentário/ficção, 76 min, 18 anos
O filme documenta as perseguições movidas contra feiticeiras numa Europa atravessada pela intolerância religiosa. Narrado em primeira pessoa, como se o diretor desejasse demonstrar uma tese, assim enunciada: “A crença nos maus espíritos, feitiçaria e bruxaria é o resultado de ingênuas noções sobre o mistério do universo”. Torturas, possessões e rituais de Sabá são aqui dramatizados numa narrativa de docudrama, ilustrando uma série de analogias entre o mundo moderno e o período da Inquisição. Relançado em 1968, o filme ganhou narração de William S. Burroughs.

Garota existencialista (Beat girl) (1960)
Direção: Edmond T. Gréville. Com David Farrar, Noëlle Adam, Christopher Lee, Gillian Hills e Adam Faith. Inglaterra, ficção, 89 min, 12 anos
Frequentadora de clubes de jazz e rock, Jenny vive às turras com sua madrasta, que reprova esse estilo de vida. Quando ela descobre que a madrasta é amiga de uma das strippers do clube que frequenta, passa a usar o fato como chantagem.

Os subterrâneos da noite (The subterraneans) (1960)
Direção: Ranald MacDougall. Com George Peppard, Leslie Caron, Roddy McDowall e Janice Rule. EUA, ficção, 89 min, 14 anos
Um romance entre dois boêmios incompreendidos que nem sequer compreendem a si mesmos. O roteiro do filme foi escrito por Robert Thom e Jack Kerouac.

Chappaqua – Almas entorpecidas (1966)
Direção: Conrad Rooks. Com Jean-Louis Barrault, William S. Burroughs, Allen Ginsberg, Swami Satchidananda e Ornette Coleman. EUA, ficção, 82 min, 16 anos
O escritor Harwick é o típico personagem do meio cultural dos anos 1960 – subversivo, intelectual, experimental e altamente entorpecido. Ele deixa Nova York e vai a Paris para se desintoxicar numa clínica. Aproveitando as últimas horas de liberdade, o escritor perambula pelas ruas e bares totalmente entregue às alucinações.

Me and my brother (1969)
Direção: Robert Frank. Com Julius Orlovsky, Peter Orlovsky, John Coe. EUA, ficção, 91 min, 14 anos
Depois de passar anos num hospital psiquiátrico de Nova York, Julius Orlovsky emerge catatônico e passa a contar com a ajuda do irmão Peter, que vive com o poeta Allen Ginsberg. Quando Julius desaparece no meio das filmagens, o diretor Robert Frank contrata o ator Joseph Chaikin para interpretá-lo e começa a traçar uma versão ficcional de seu retrato psicológico.

Próxima parada: bairro boêmio (Next stop: Greenwich Village) (1976)
Direção: Paul Mazursky. Com Lenny Baker, Shelley Winters e Ellen Greene. EUA, ficção, 111 min, 14 anos
Em 1953, o jovem judeu aspirante a ator Larry Lapinsky deixa o lar dos pais no Brooklyn, contrariando sua mãe superprotetora, e muda-se para o boêmio Greenwich Village. Enquanto participa de testes para filmes, estuda numa escola de teatro, trabalha numa lanchonete e namora a liberada Sarah, Larry convive com um grupo de amigos excêntricos: a suicida Anita, o homossexual Bernstein, o mulherengo Robert e Connie.

Os beatniks (Heart beat) (1980)
Direção: John Byrum. Com Nick Nolte, Sissy Spacek e John Heard. EUA, ficção, 110 min, 14 anos
Espécie de crônica sobre o modo de viver beat – que influenciou a literatura e o comportamento social. Nick Nolte e Sissy Spacek interpretam o casal Neal e Carolyn Cassady (que, aliás, escreveu o roteiro com o diretor John Byrum). A espinha dorsal do filme é a relação de amor e ódio entre os dois e seu amigo Jack Kerouac.

Jack Kerouac – O rei dos beats (Jack Kerouac: king of the beats) (1985)
Direção: John Antonelli. Com Peter Coyote, Cindy Alwan, David Andrews. EUA, documentário, 78 min, 14 anos
Documentário dramático retratando a tumultuada e emocionante vida do mais importante escritor da Geração Beat, Jack Kerouac, autor de On the road, um dos mais extraordinários romances da literatura moderna americana. A vida de Kerouac, da infância católica até a autodestruição aos 49 anos, é analisada com documentos raros e depoimentos históricos de Allen Ginsberg, William Burroughs e Lawrence Ferlinghetti.

Burroughs: the movie (1986)
Direção: Howard Brookner. Com William S. Burroughs. EUA, documentário, 90 min, 14 anos
A vida, as controvérsias e a arte do escritor William S. Burroughs. Artista com um estilo literário singular, ele viveu de forma completamente fora do convencional: fez viagens a partir do centro-oeste americano até o norte da África e sofreu várias tragédias pessoais. O documentário é o primeiro e único filme sobre Burroughs com a participação do próprio autor.

Drugstore cowboy (1989)
Direção: Gus Van Sant. Matt Dillon, Kelly Lynch, James LeGros e Heather Graham. EUA, ficção, 102 min, 14 anos
Bob e Dianne, jovens amantes impulsivos e viciados, roubam farmácias para obterem as drogas que consomem e vendem para se sustentar. Acompanhados por Rick e Nadine, eles vivem uma vida de crimes, praticando assaltos com muita criatividade e em constante fuga da polícia. O filme retrata a personalidade dos viciados e suas ilusões utilizando-se de humor negro e agressividade, inerente a este segmento marginalizado da sociedade.

Mistérios e paixões (Naked lunch) (1991)
Direção: David Cronenberg. Com Peter Weller, Judy Davis e Ian Holm. Ficção: 115 min, 16 anos
Nova York, 1953. Bill Lee quer ser escritor, mas extermina insetos para pagar as contas. Ele corre o risco de perder o emprego pois frequentemente esgota o estoque de inseticida. A verdade é que Joan, sua esposa, está viciada no “barato” que este pó lhe causa. Estimulado pela mulher, Bill experimenta a substância e entra em um processo interminável de “viagens” nas quais máquinas de escrever transformam-se em enormes insetos falantes.

One fast move or I’m gone: Kerouac’s Big Sur (2008)
Direção: Curt Worden. Com David Amram, Erik Bauersfeld e Carolyn Cassady. EUA, documentário, 98 min, 14 anos
Em 1960, o escritor Jack Kerouac, famoso autor de On the road, decide afastar-se do álcool e das celebridades fazendo um retiro espiritual na cabana rústica de Lawrence Ferlinghetti, na floresta de Big Sur. Companheiros de viagem e herdeiros do sentimento beatnik como Sam Shepard, Patti Smith e Tom Waits revisitam essa etapa da vida do escritor.

Wild combination: a portrait of Arthur Russell (2008)
Direção: Matt Wolf. Com Bob Blank, Ernie Brooks, Allen Ginsberg. EUA, documentário, 71 min, 12 anos
Documentário sobre a vida do músico Arthur Russell (1951-1992). O filme mescla os poucos registros de performances e fotografias do artista com depoimentos de seus familiares, amigos e parceiros de trabalho – dentre eles, o músico Philip Glass e o poeta Allen Ginsberg. Russell tinha dificuldade em terminar suas obras, apesar de estar constantemente produzindo. Foi um adolescente reservado e um artista multifacetado (se interessou por folk, música experimental minimalista e até mesmo por disco). O título do filme é uma referência à canção homônima de Russell.

William S Burroughs: um retrato íntimo (William S Burroughs: a man within) (2010)
Direção: Yony Leyser. Com Fred Aldrich, Laurie Anderson, Amiri Baraka. EUA, documentário, 87 min, 12 anos
Um olhar profundo sobre a vida do legendário autor beat Willian S. Burroughs e a influência de suas obras nos artistas atuais. O documentário traz imagens inéditas e entrevistas com amigos e ícones da cultura pop como John Waters, Patti Smith, Iggy Pop, David Cronenberg, entre outros.

Com amor, Carolyn (Love always, Carolyn) (2011)
Direção: Malin Korkeasalo e Maria Ramström. Com Carolyn Cassady, John McWhinnie e John Allen Cassady. Suécia, documentário, 70 min, 12 anos
Carolyn Cassidy conheceu de perto a geração beat nos Estados Unidos: ela foi esposa de Neal Cassidy e amante de Jack Kerouac. Inclusive, tornou-se personagem do livro On the road, de Kerouac. Aos 88 anos de idade, cansada das histórias equivocadas divulgadas sobre os dois, Carolyn decide dar sua versão dos fatos.

Viagem mágica (Magic trip: Ken Kesey’s search for a kool place) (2011)
Direção: Alex Gibney e Alison Ellwood. Com Ken Kesey, Timothy Leary, Neal Cassady e Stanley Tucci (narração). EUA, documentário, 107 min, 16 anos
Filme sobre Ken Kesey & The Merry Pranksters em sua viagem através dos Estados Unidos dentro do Magic Bus no verão de 1964. A trip foi filmada em 16mm e este documentário já era previsto por eles, só não esperavam que fosse levar tanto tempo. Os diretores trabalharam com a Film Foundation e tiveram acesso aos arquivos da UCLA Films para restaurar mais de 100 horas de audiovisual para contar melhor esta parte importante da história da contracultura americana.

Na estrada (On the road) (2012)
Direção: Walter Salles. Com Sam Riley, Garrett Hedlund, Kristen Stewart, Amy Adams, Tom Sturridge, Danny Morgan, Alice Braga, Elisabeth Moss, Kirsten Dunst e Viggo Mortensen. EUA, ficção, 137 min, 16 anos
Sal Paradise é um aspirante a escritor que acaba de perder o pai. Ao conhecer Dean Moriarty, ele é apresentado a um mundo até então desconhecido, onde há bastante liberdade no sexo e no uso de drogas. Logo, Sal e Dean tornam-se grandes amigos, dividindo a parceria com a jovem Marylou, que é apaixonada por Dean. Os três viajam pelas estradas do interior dos Estados Unidos, sempre dispostos a fugir de uma vida monótona e cheia de regras.

American road (2013)
Direção: Kurt Jacobsen e Warren Leming. Com Edward Asner e Sean Stone. EUA, documentário, 108 min, 14 anos
O documentário explora as ressonâncias artísticas, musicais e literárias da mística da estrada no folclore americano. A expansão para o oeste, a era Dust Bowl, vagabundos, suburbanização pós-guerra e a crítica dos beats a isso. Os levantes dos anos 1960 e início dos 1970 e a atual geração de mochileiros. American road, em última análise, investiga o significado do que é ser um americano, e não apenas um viajante.

Big Sur (2013)
Direção: Michael Polish. Com Jean-Marc Barr, Josh Lucas, Radha Mitchell, Kate Bosworth. EUA, ficção, 81 min, 16 anos
Após o frenesi causado pelo lançamento do livro On the road, em 1957, Kerouac passou um período de retiro na cabana de Lawrence Ferlinghetti, seu amigo, poeta e dono da City Lights Books, editora que publicava (e ainda publica) livros da Geração Beat. Em Big Sur, na Califórnia, ele dedicou seus dias à escrita deste novo romance, que leva o nome daquela região.

Versos de um crime (Kill your darlings) (2013)
Direção: John Krokidas. Com Daniel Radcliffe, Dane DeHaan, Ben Foster, Michael C. Hall, Jack Huston, Jennifer Jason Leigh e Elizabeth Olsen. EUA, ficção, 104 min, 16 anos
1944: Allen Ginsberg sai da casa dos pais rumo à universidade precisando lidar com o sentimento de culpa por ter deixado a mãe. Seu sonho é tornar-se escritor, mas sente-se incomodado pelo modelo “certinho” de poesia que o curso ensina. Não demora muito para que ele conheça Lucien Carr, um jovem provocador que apresenta Allen ao mundo da contracultura. Nasce uma grande amizade entre os dois, que se torna algo mais quando Allen passa a sentir atração por Lucien.

Uncle Howard (2016)
Direção: Aaron Brookner. Com Howard Brookner, Aaron Brookner, Jim Jarmusch, Sara Driver, Tom DiCillo, William S. Burroughs, James Grauerholz e Robert Wilson. EUA, documentário, 96 min, 14 anos
Em 1989, o cineasta Howard Brookner morreu de AIDS, em Nova York, no meio dos trabalhos de pós-produção de seu próximo filme. Trinta anos depois, Aaron Brookner, sobrinho do cineasta, desenterra sua história e a memória de tio.

Curtas-metragens

Pull my daisy (1959)
Direção: Robert Frank e Alfred Leslie. Com Jack Kerouac, Allen Ginsberg, Gregory Corso, Larry Rivers. EUA, ficção, 30 min, 14 anos
Um clássico sobre a alma da geração beat feito em parceria com os escritores Jack Kerouac e Allen Ginsberg. Conta a história da esposa de um ferroviário que convida um bispo para jantar. Os amigos poetas e boêmios do ferroviário acabam aparecendo e instalando o caos.

Towers open fire (1963)
Direção: Antony Balch. Com Antony Balch, William S. Burroughs, David Jacobs e Alexander Trocchi. Inglaterra, ficção, 10 min,14 anos
Dramatizações e experimentação psicológica baseado na obra de William S. Burroughs.

William buys a parrot (1963)
Direção: Antony Balch. Com William S. Burroughs. EUA, ficção, 2 min, livre
Um bizarro e silencioso curta-metragem mostrando o autor William S. Burroughs negociando a compra de um papagaio.

The cut-ups (1966)
Direção: Antony Balch. Com William S. Burroughs e Brion Gysin. Inglaterra, ficção, 19 min, 14 anos
Os lendários Antony Balch (1938-1980) e William Burroughs (1914-1997), vão ao extremo da experimentação visual utilizando o método do “cut-up” – técnica de colagem dadaísta, desenvolvida pelo escritor e pintor inglês Brion Gysin (1916-1986).

The Beats: an existential comedy (1980)
Direção: Philomene Long. Com Shirley Clarke, Lawrence Ferlinghetti, Allen Ginsberg, Viva e Andy Warhol. EUA, documentário, 36 min, 14 anos
Um filme poema com enfoque na poesia beat do final dos anos 1950.

The discipline of D.E. (1982)
Direção: Gus Van Sant. Com Frank Birney, David Worden, Ken Shapiro. EUA, ficção, 9 min, 14 anos
Baseado num conto de William S. Burroughs, o primeiro curta-metragem de Gus Van Sant nos ensina detalhadamente uma disciplina para fazer as coisas de maneira fácil e eficiente, encontrando nisso uma alegoria adequada para o cinema.

This song for Jack (1983)
Direção: Robert Frank. Com Allen Ginsberg, David Amram, William Burroughs e Lawrence Ferlinghetti. EUA, ficção, 30 min, 14 anos
Baseado na filmagem feita por Robert Frank em On the road: the Jack Kerouac conference, realizada no Instituto Naropa, Boulder, Colorado, em 1982. O filme é dedicado a Kerouac, amigo e colaborador do diretor nos filmes Pull my daisy e The Americans.

Gang of souls: A generation of beat poets (1989)
Direção: Maria Beatty. Com William S. Burroughs, Jim Carroll, Gregory Corso, Allen Ginsberg. EUA, documentário, 60 min, 14 anos
O filme explora as ideias e influências dos poetas beat e transmite sua consciência e sensibilidade através de entrevistas com William Burroughs, Allen Ginsberg, Diane Di Prima, entre outros. Também apresenta comentário de músicos, poetas e escritores, como Marianne Faithfull, Richard Hell, Lydia Lunch e Henry Rollins.

Ballad of the skeletons (1997)
Direção: Gus Van Sant. Com Allen Ginsberg. EUA, videoclipe, 5 min, 14 anos
Gus Van Sant usa imagens iconoclastas para dar vida a poemas do beatnik Ginsberg. Exibido em 1997 no Sundance Film Festival.

The Japanese Sandman (2008)
Direção: Ed Buhr. Com John Fleck, Stephen Twardokus e Nick Niven. EUA, ficção, 12 min, 14 anos
Interpretação visual de uma carta de William Burroughs para Allen Ginsberg, de 1953, contando suas viagens pela América Central. Contada pela voz incisiva de Burroughs, o curta é uma reflexão sobre perda, memória e a condição humana.

Six ’55 (2011)
Direção: Ruth Du. Com Kohl Beck, Steve Carrieri, Jeffrey Farber e Jessica Hendricks. EUA, ficção,17 min, 14 anos
Dramatização da histórica primeira noite na qual Allen Ginsberg recitou seu famoso Uivo, na Six Gallery, em San Francisco, em 1955.

Yelp: with apologies do Allen Ginsberg’s Howl (2011)
Direção: Tiffany Shlain. Narração: Peter Coyote. EUA, ficção, 3 min, 14 anos
A tecnologia pode ser viciante. Em um tributo ao clássico poema de Allen Ginsberg, criou-se um pequeno filme satirizando os vícios de geração atual.

William S. Burroughs: the possessed (2015)
Direção: Philip Weaver. EUA, ficção, 22 min, 14 anos
O apresentador Frater Puck discute a possessão de William S. Burroughs, suas sincronicidades, magia e caos.

Burroughs, o filme.
Burroughs, o filme.

Programação:

11 de julho (segunda-feira)
18h30: Chappaqua – Almas entorpecidas (Chappaqua) (82 min)
20h20: Mistérios e paixões (Naked lunch) (115 min)

13 de julho (quarta-feira)
18h: Master class com Claudio Willer (120 min)
20h30: Na estrada (On the road) (137 min)

14 de julho (quinta-feira)
19h: Próxima parada: bairro boêmio (Next stop: Greenwich Village) (111 min)
21h: Versos de um crime (Kill your darlings) (104 min)

15 de julho (sexta-feira)
19h: Os beatniks (Heart beat) (110 min)
21h: Com amor, Carolyn (Love always, Carolyn) (70 min)

16 de julho (sábado)

17h: Curtas e médias 1 (90 min)
19h: One fast move or I’m gone: Kerouac’s Big Sur (98 min)
21h: Big Sur (81 min)

17 de julho (domingo)
17h: Curtas e médias 2 (89 min)
19h: American road (108 min)
21h: Jack Kerouac: rei dos beats (Jack Kerouac: king of the beats) (78 min)

18 de julho (segunda-feira)
19h: Häxan – a feitiçaria através dos tempos (Häxan) (76 min)
21h: Uncle Howard (96 min)

20 de julho (quarta-feira)
19h: Burroughs: the movie (90 min)
21h: William S Burroughs: um retrato íntimo (William S Burroughs: a man within) (87 min)

21 de julho
19h: Uncle Howard (96 min)
21h: Me and my brother (91 min)

22 de julho (sexta-feira)
19h: Curtas e médias 3 (82 min)
21h: Wild combination: a portrait of Arthur Russell (71 min)

23 de julho (sábado)
16h: Viagem mágica (Magic trip: Ken Kesey’s search for a kool place) (107 min)

24 de julho (domingo)
16h: Drugstore cowboy (102 min)

25 de julho (segunda-feira)
19h: Big Sur (81 min)
21h: One fast move or I’m gone: Kerouac’s Big Sur (98 min)

27 de julho (quarta-feira)
19h: Os beatniks (Heart beat) (110 min)
21h: Com amor, Carolyn (Love always, Carolyn) (70 min)

28 de julho (quinta-feira)
19h: Drugstore cowboy (102 min)
21h: Os subterrâneos da noite (The subterraneans) (89 min)

29 de julho (sexta-feira)
19h: Häxan -A feitiçaria através dos tempos (Häxan) (76 min)
21h: Garota existencialista (Beat girl) (89 min)

30 de julho (sábado)
16h: Chappaqua – Almas entorpecidas (Chappaqua) (82 min)

31 de julho (domingo)
16h: Mistérios e paixões (Naked lunch) (115 min)

1º de agosto (segunda-feira)
18h: Na estrada (On the road) (137 min)
20h30: Próxima parada: bairro boêmio (Next stop: Greenwich Village) (111 min)

Curtas e médias 1 (90 min)
The Beats: an existential comedy (36 min), William S. Burroughs: the possessed (22 min), The discipline of D.E. (9 min), Ballad of the skelletons (5 min) e The Japanese Sandman (12 min)

Curtas e médias 2 (89 min)
Pull my daisy (30 min), This song for Jack (30 min), Towers open fire (10 min) e The cut-ups (19 min)

Curtas e médias 3 (82 min)
Six ’55 (17 min), William buys a parrot (2 min), Yelp: with apologies to Allen Ginsberg’s Howl (3 min) e Gang of souls: a generation of beat poets (60 min)

Mistérios e paixões.
Mistérios e paixões.

Serviço: Geração Beat
Local: Cinema do CCBB (SCES Trecho 2)
Data: De 11 de julho a 1º de agosto
Confira a classificação indicativa de cada filme.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).
Master class com entrada gratuita mediante retirada de ingresso na bilheteria do CCBB a partir de uma hora antes do evento.