VJ Grazzi e Laura Campestrini integram o Mov Festival com videomapping na piscina no Dia Mundial da Água

22 de março de 19:00 às 21:45.

Divulgação.

O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos” é um dos dez artigos da Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU junto ao Dia Mundial da Água em 22 de março de 1992.

A data é celebrada por estrelas do videomapping no Brasil no Mov na Piscina que realiza a quinta edição do festival com foco na relação da humanidade com a água. Artistas criaram obras especialmente para essa edição. No lugar das empenas de grandes edifícios entra uma piscina localizada na Casa Bicho, um espaço colaborativo de arte no Rio de Janeiro.

A ação coletiva será realizada nesta segunda (22), de 19:00 às 21:45, com transmissão online pelo Instagram @mov.festival e YouTube Mov Festival. Na programação a exibição de curta-metragem dirigido por Daniela Thomas e set musical por DJ Alexiz BCX. No comando das imagens estão nomes como VJ Spetto, Vini Fabretti, VJ Grazzi, Laura Campestrini entre outros.

Brasília é bem representada por duas artistas que relacionam tecnologia, ancestralidade e ciência. Laura Campestrini e VJ Grazzi transcendem a água por sinestesias e processos de pesquisa site specific. Mulheres que passaram pelo Paralelo 14 e alçaram voos altos que fluem independente do isolamento social. Um grande legado reunido neste festival que manteve o movimento e continua a provocar encontros longevos.

Laura Campestrini traz uma animação que reflete o ciclo da existência. “A repetição e impermanência da vida é representada em forma de loop. Assim como as ondas, o ciclo inicia a partir de uma gota d’agua que se multiplica e retorna a sua origem.” Revela.

Laura Campestrini.

VJ Grazzi apresenta “Oriki de Oxum”: “Uma saudação à graciosa mãe, senhora das águas frescas. É leve como um riacho e forte como uma correnteza. Sua ondinas trazem seu axé, conforto e acalento, mas também pode quebrar qualquer pedra no caminho”.

“Oríkì de Oxum”. VJ Grazzi.

A produção do festival se reinventou e trouxe ao público a possibilidade de curtir a experiência de um festival cultural na segurança de casa, além de oferecer aos artistas um novo ponto de contato com o público. O evento tem como intuito levantar discussões, promover trocas de experiências e despertar a consciência coletiva por meio da arte e conta com o apoio da Heineken. 

A equipe de curadoria artística do MOV é formada por Daniel Martins, Luv, Flávia Marques e VJ Carol Santana, que buscam sempre trazer diversidade e pluralidade. As redes sociais e a comunicação são administradas por Daniel, Luv, Luis Mesquita e Lucas Guerra. O projeto é independente e não possui patrocinadores fixos, mas já contou com parcerias de marcas como Bombay Sapphire e Redley.

Programação:

Abertura – 19:00

– Sessão Cinema

– Performance de dança por André Oliveira 

– Vídeomapping na Piscina

– Set musical por DJ Alexiz BCX + VJ set por Mov

Encerramento – 21:45

Mov Festival – Mov na Piscina
22 de março (Dia Mundial da Água)
Horário: das 19:00 às 21:45
Instagram: @mov.festival
YouTube: Mov Festival