Exposição que celebra os 50 anos do Movimento Armorial chega ao CCBB Brasília

Até 18 de janeiro de 2023.

São Jorge e o Dragão. Miguel dos Santos. Reproduções: Daniela Nader.

Os 52 anos do Movimento Armorial são comemorados no dia 18 de outubro, data que marca a chegada da exposição “Movimento Armorial 50” no CCBB Brasília. Uma rara oportunidade de ver 140 obras de artistas relevantes para o movimento artístico capitaneado por Ariano Suassuna.

Ariano Suassuna.

O público vai conferir trabalhos do próprio Suassuna e de nomes como Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna e Lourdes Magalhães. Grande parte do precioso conjunto nunca havia saído do Recife.

Tapete de Zélia Suassuna.

A diversidade, as tradições e as mais representativas raízes da cultura popular nordestina nortearam a expografia exclusiva que ocupa as Galerias I e II com curadoria de Denise Mattar e a coordenação-geral de Regina Rosa de Godoy.

A mostra consiste numa grande exposição que reúne arte, encontros musicais e conversas sobre a arte armorial – importante movimento artístico, lançado em Recife, criado e liderado pelo dramaturgo, professor, pintor e consagrado escritor Ariano Suassuna (1927-2014).

Ariano e Quinteto Armorial.

“Eu comecei a ficar preocupado com a descaracterização da cultura brasileira. Pensei em reunir um grupo de artistas que atuassem em todas as áreas e que tivessem preocupações semelhantes às minhas para que nós, juntos, procurássemos uma arte brasileira erudita fundamentada nas raízes populares da nossa cultura. E, através dessa arte, a gente lutar contra esse tal processo de descaracterização da cultura brasileira”. Contou Ariano Suassuna – em entrevista veiculada na Rede Globo Recife, em novembro de 2013.

Padre Cécero Romão. Gilvan Samico.

Movimento Armorial 50 Anos tem como compromisso reapresentar ao público, sobretudo às novas gerações, a proposta singular e desafiadora de Ariano de criar, há cinco décadas, uma arte erudita a partir das mais autênticas e tradicionais manifestações artístico-culturais populares do Nordeste e de outras regiões do país.

Figura com três animais. Fernando Lopes da Paz.

Além da exposição, haverá ainda programação especial com espetáculos musicais, exibição de documentário e eventos para debater o legado do movimento armorial. A mostra também oferece atividades interativas e acesso a conteúdos digitais como tour virtual da mostra e playlist em streaming de áudio, além de acessibilidade para todos os públicos.

Xoligravura de J. Borges.

“A exposição é fiel à proposta de Ariano Suassuna e apresenta às novas gerações o trabalho pioneiro e engajado do autor, mostrando como ele propunha uma volta às raízes brasileiras, com profundo respeito à diversidade e às tradições, mas apresentando tudo de forma mágica, lúdica, e plena de humor — um humor que faz pensar”, afirma Denise Mattar.

Denise Mattar. Foto: Cris Dias.

Programação Especial – Movimento Armorial 50 anos

Noite de Autógrafos – A Pedra do Reino

No dia da abertura da exposição ao público haverá uma noite de autógrafos do romance A Pedra do Reino, de autoria de Ariano Suassuna, celebrado por críticos e historiadores. A edição especial, comemorativa dos 50 anos do épico nordestino, ganha nova roupagem em um box especial em dois volumes, pela editora Nova Froteira. A seleção, organização e apresentação do volume especial do romance A Pedra do Reino é assinada por Carlos Newton Júnior. O projeto gráfico de todo o conjunto é de autoria de Ricardo Gouveia de Melo e a direção de arte, bem como as ilustrações das capas, são de Manuel Dantas Suassuna, filho do escritor.

Manuel e Ricardo estarão presentes na noite de autógrafos.

18/10 – terça-feira, às 18h – Loja de arte popular Mão Brasileira (localizada no Vão Central do CCBB Brasília)

Documentário no Cine CCBB

Sessão de estreia nacional do documentário Cavalgada à Pedra do Reino, missão e festa de Ariano Suassuna, com direção, roteiro e pesquisa de Inez Viana. Nesta empreitada, a diretora apresenta uma bela entrevista ainda inédita com Suassuna, falecido em 2014, na qual ele fala sobre sua obra, a importância do Movimento Armorial e a ligação do romance A Pedra do Reino com a festa popular Cavalgada à Pedra do Reino, realizada em São José do Belmonte, no sertão pernambucano. Após a exibição do documentário, haverá um bate-papo com Inez Viana e Manuel Dantas Suassuna, filho do escritor

Animais Famintos e o Caçador Medroso. Aluísio Braga.

18/10 – terça-feira, às 19h30 – Cine CCBB

Espetáculos de Música Armorial

Os Espetáculos de Música Armorial reúnem, de 4 a 6 de novembro, músicos de altíssima qualidade que atuam em variados estados brasileiros, apresentando no CCBB Brasília novos  e já consagrados compositores de música Armorial.

Programação:

04/11 – Rosa Armorial

05/11 – Ana Oliveira e Sérgio Raz

06/11 – Quinteto da Paraíba

Conversas sobre a Arte Armorial

As Conversas sobre a Arte Armorial formam um ciclo de encontros que aborda a criação Armorial em diversos gêneros: Literatura, Teatro, Música, Dança e Artes Visuais. Para explorar a versatilidade do Movimento Armorial e sua interlocução com várias linguagens artísticas, o curador convidado é o poeta, professor, e ensaísta Carlos Newton Júnior, um dos consultores da exposição e especialista na obra de Ariano Suassuna.

Entre 16 e 20 de novembro 

Onça Caetana. Obra inspirada nos desenhos de Ariano Suassuna criada especialmente para a Mostra por Agnaldo Pinho, Carla Grossi, Lia Moreira e Pedro Rolim.

Movimento Armorial 50 Anos
De 18 de outubro de 2022 a 15 de janeiro de 2023
De terça a domingo, das 9 às 21 horas
Entrada gratuita – Ingressos disponíveis online
Tour virtual
Informações: (61) 3108-7600.