Memorial dos Povos Indígenas tem programação gratuita com cine, rap Guarani, exposição Timbira e vivência Krahô.

Eixo Monumental.

Cine Memorial. Divulgação.

A programação de julho no Memorial dos Povos Indígenas prossegue até o final do mês com uma série de atividades que mostram a força da arte, cultura e comunicação de vários povos. Duas exposições ocupam os corredores do memorial: Transmakunaima, do artista Makuxi Jaider Esbell, aberta até o dia 29, e “O Paíz Timbira”, em cartaz de 27 de julho a 31 de agosto.

Na quinta (26), ocorre ainda o 1º Encontro Comunicadores e Comunicadoras Indígenas, Negras/os e Quilombolas do Distrito Federal. Artistas, cineastas, produtores, radialistas e jornalistas vão trocar experiência na área de comunicação de resistência, inclusive sobre novas mídias, formatos e linguagens.

Ainda na quinta, o grupo de rap Oz Guarani participa de sarau aberto a artistas de toda a região. Antes, o Cine Memorial projeta películas inovadoras e escolhidas a partir da curadoria do cineasta indígena Gilmar Galache e do cineasta Rodrigo Arareju. O Cine Memorial acontece também na sexta-feira (27) e propõe refletir a comunicação como forma de expressão de luta e resistência.

A abertura da exposição “O Paíz Timbira” está marcada para sexta, 18 horas, com sessão de canto dos Krahô, seguida da projeção do filme Festa para Xopë (Direção: Lucas Bonolo, Produção: Gavano Filmes e Centro de Trabalho Indigenista).

No sábado, dia 28, estudantes, visitantes e interessados em geral poderão participar de um momento único que será a Vivência Intercultural Krahô. Uma oportunidade de partilhar saberes tradicionais do Povo Krahô nos campos da arte musical e da produção de artesanato. De quinta a sábado, a Central do Cerrado – Produtos Ecossociais estará no Memorial dos Povos Indígenas para que o público conheça um cardápio com produtos típicos da região.

Foto: Gil Marascuri.

Programação:

1º Encontro de Comunicadores e Comunicadoras Indígenas, Negras/os e Quilombolas do Distrito Federal
26 de julho, quinta-feira, das 14h às 18h
Programação:
14h – Roda de abertura
14h30 às 16h – Roda de conversa – Comunicação de Resistência – troca de experiências ancestrais e emergentes. Moderação: Daiara Tukano (Rádio Yandê) e Selma Dealdina (Conaq)
16h – Lanche
16h15 – Roda de Conversa – Novas práticas e linguagem – como garantir respeito às identidades – Moderação: Gilmar Galache (Ascuri), Renata Tupinambá (Rádio Yandê) e Juliana Cézar Nunes (Cojira/UnB)
Cine Memorial – 18h30
Sarau da resistência com presença do Rap Oz Guarani – 19h30

Cine Memorial
26/07 (quinta), das 18h30 às 22h
27/07 (sexta), das 19h30 às 22h
Tema: A Comunicação como forma de expressão de luta e resistência
Programação completa, com links para vídeos: https://drive.google.com/open?id=1FaxzjhCfR-ThMxOv9Nnl6a8LvHyCKG0F

Abertura da Exposição – “O Paíz Timbira”
27/07 (sexta-feira), 18h
Programação: Sessão de canto dos Krahô, seguida da projeção do filme Festa para Xopë (Direção: Lucas Bonolo, Produção: Gavano Filmes e Centro de Trabalho Indigenista).
Local: Memorial dos Povos Indígenas (Arena)
Obs.: A exposição fica aberta ao público de 27/07 a 31/08.

Vivência Intercultural Krahô
A Vivência promoverá a partilha de saberes tradicionais do Povo Krahô nos campos da arte musical e da produção de artesanato
28/07, das 10h00 às 13h00.
Local: Memorial dos Povos Indígenas (Arena)

Exposição: Transmakunaima – o buraco é mais embaixo
Local: Memorial dos Povos Indígenas (Arena)
A exposição fica aberta até 29/07.

Memorial dos Povos Indígenas
Horários de visitação: De terça a domingo das 09:00 às 17:00