Muiradesign – Marchetaria com madeiras alternativas da Amazônia.

Divulgação.
Divulgação.

O livro “Muiradesign – Marchetaria com madeiras alternativas da Amazônia” será lançando no dia 3 de outubro (quinta), às 11 horas, no Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro do MMA (antigo Ibama). A publicação foi desenvolvida pelo Laboratório de Desenvolvimento e Design da UnB (LDD), organizada por Ana Claudia Maynardes, Frederico Hudson Ferreira, Itiro Lida e Rafael Dietzsch.

O livro apresenta dois momentos da contribuição da UnB ao projeto de móveis no Brasil. Na década de 1960, foram recrutados profissionais de renome, para a criação da UnB, ocasião em que apresentaram propostas muito arrojadas para o período. Quatro décadas depois, o foco se volta aos professores e alunos do curso de Desenho Industrial.

O projeto surgiu, em 1997, quando a engenheira florestal pesquisadora do LPF, Maria Helena de Souza, procurou os professores do Departamento de Desenho Industrial da UnB propondo a realização de projetos e móveis com uso de madeiras alternativas da Amazônia. Nascia o Muiradesign. Para dar continuidade às pesquisas, desenvolver tecnologias, elaborar projetos e assessorar pequenas e médias empresas locais em assuntos ligados ao design de produtos foi criado, em 2003, o LDD, que inovou nos desenhos, na tecnologia de corte das lâminas de madeira, composição, cola e acabamento superficial.

Entre 2003 e 2005, o Laboratório desenvolveu projeto em parceria com o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Brasília, com apoio do CNPq. Mais tarde, passou a realizar trabalho com a Cooperativa de Produção do Polo Moveleiro de Valparaíso e Entorno (Coopomoval), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP/DF).

Utilizando a técnica da marchetaria, que utiliza lâminas de madeira para ornamentar peças, o Muira vem criando peças como mesas, bancos e racks com madeiras como jequitibá, pau amarelo, jatobá, ipê, roxinho, andiroba, inspirados em padrões de azulejaria, introduzidos por artistas como Athos Bulcão e Cândido Portinari.

Com o objetivo de apresentar o projeto aos alunos e, em equipe, criar novos desenhos e móveis, em 2012, o LDD criou uma disciplina no curso de graduação de Desenho Industrial, que integra o currículo como um estudo dirigido. Com projeto concebido e executado pelo LDD, o lançamento do livro faz parte das comemorações dos 40 anos do LPF. Editada graças ao Edital dos 50 anos da UnB, e publicada pela Editora da UnB, a obra poderá ser adquirida nas livrarias da editora em Brasília.

muira design 2

Serviço: Lançamento do livro “Muiradesign – Marchetaria com madeiras alternativas da Amazônia” (Editora UnB)

Data: 3 de outubro (quinta), às 11 horas

Local: Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (SCEN Trecho 2 Bloco H- antigo Ibama)