Museu Virtual de Brasília.

Divulgação.
A 9ª Semana Nacional de Museus acontece de 16 a 22 de maio em 994 museus e instituições culturais de 502 cidades em todo o país. O tem de 2011 é Museu e Memória e o evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura) em parceria com os museus brasileiros para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

São mais de três mil atividades como exposições, cursos, seminários, oficinas, visitas mediadas, shows, concertos, recitais, palestras e exibição de filmes, entre outras atrações.

Neste ano a Semana incorporou mais 356 instituições que participam pela primeira vez. Além dos museus, a programação inclui centros culturais, fundações, galerias, casas de cultura, cursos de museologia, pinacotecas, memoriais e outras instituições.

Um dos eventos que integram a programação é o lançamento do o site Museu Virtual de Brasília, projeto-piloto de um website de um museu vitual  sobre a cidade de Brasília, com versões em português, inglês e espanhol (ainda em construção). O lançamento é na segunda (16 de maio) às 19 horas, no Bar Brahma (201 sul).

Trata-se de uma parceria da Casa da Cultura da América Latina (CALUnB) e o Instituto Viva Capital (ONG destinada à educação e à cultura) e com o Arquivo Público do DF. O projeto tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF  e resulta de uma pesquisa de mestrado realizada no Centro de Excelência em Turismo da UnB.

O projeto apresenta  contribuições conceituais, teóricas e aplicadas dos campos da museologia e do turismo e foi idealizado com o objetivo de construir um instrumento valorizador da cidade; de sua beleza; da originalidade de seu plano urbanístico; de sua arquitetura; e de uma pluralidade de aspectos que rendeu-lhe  o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, atribuído pela UNESCO.

O tema Museu Virtual de Brasília integra também a programação da 9ª Semana de Museus, na mesa redonda  Preservação e Memória, além dos espaços museológicos tradicionais, que ocorrerá no próximo dia 19 (quinta) às 18:30 no Auditório da Casa da Cultura da América Latina da UnB.

O Plano Piloto abriga em sua área uma admirável quantidade de obras de arte, para deleite de todo público que passeia por seus eixos, superquadras, setores e quadras comerciais. A associação desses elementos num conjunto arquitetônico e artístico permite percebê-la ao mesmo tempo como urbis e “museu a céu aberto”. Daí, surgiu a  proposta de um museu virtual como um instrumento de popularização de um acervo museológico, para o qual a cidade participa com os seus patrimônios: material e imaterial.

O Museu Virtual de Brasília é um canal de acesso ao conhecimento sobre a Capital; um espaço de construção de saber; de memória; de promoção de ações preservacionistas; e também de promoção do turismo. Entre os objetivos estão: a divulgação de conteúdos que possam contribuir para atividades de educação patrimonial, inclusive em relação a outros estados, por exemplo, levando os internautas que ainda não conhecem Brasília informações sobre a cidade, podendo despertar neles o desejo de visitá-la. Neste Museu, Brasília recebe o tratamento de um símbolo da cultura nacional e da identidade do povo brasileiro e torna-se acessível aos que ainda carecem de melhor referenciá-la, como cidade e como patrimônio da Humanidade.

Informações: www.museuvirtualbrasilia.org.br.

Fontes: IBRAM e CAL-UnB.